Volkswagen introduz uma série de novos componentes no novo propulsor, incluindo peças em alumínio, comando de admissão variável e coletor de escape integrado ao cabeçote, tudo para garantir mais eficiência e desempenho
A Volkswagen do Brasil caprichou na apresentação do novo motor 1.6l MSI, que equipa o Gol Rallye e a Saveiro Cross na linha 2015. Levou a imprensa especializada para um workshop em seu novo Centro de Treinamento, em São Paulo, e permitiu que os jornalistas colocassem a mão na graxa (que graxa???) e fizessem a montagem completa do conjunto a partir do bloco, com ajuda, é claro, dos engenheiros e técnicos da marca.
A nova geração de motores 1.6l MSI com quatro cilindros, faz parte da família EA211, já adotada no Fox e up! na versão 1.0 de três cilindros. Seguindo a tendência dessa nova família, o novo motor foi equipado com o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e conta com inúmeras evoluções tecnológicas que priorizam eficiência e performance.
Com a nomenclatura MSI (Multpoint System Injection, ou seja, sistema de injeção multiponto), o EA211 foi projetado para ter peso e atrito interno reduzido, para tanto, bloco e cabeçote foram desenvolvidos totalmente em alumínio. Sua configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão.
Montagem do bloco
1) Começando pelo bloco em alumínio, a Volkswagen conseguiu reduzir em 15kg o peso total do motor. A camisa é usinada direto no bloco. A primeira peça a ser colocada, o virabrequim, teve uma otimização estrutural, com menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. Segundo a VW, isso permitiu a redução da massa total do componente, proporcionando menor inércia, menos atrito e aumentando a eficiência.
2) Na montagem do conjunto cilindro e biela, aprendemos um pouco sobre as características dessas duas peças, também otimizadas em peso e tamanho. Os cilindros têm 76,5 mm de diâmetro e 86,9 mm de curso, o que, segundo a VW, permite ótimo enchimento da câmara de combustão. Os anéis tiveram altura reduzida. As bielas redesenhadas são 32% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.
3) O cabeçote em alumínio tem quatro válvulas por cilindro, acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel), projetado para minimizar o atrito entre os componentes.
4) As velas de ignição foram instaladas em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, garantindo, segundo a VW, melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.
5) Conta ainda com comando de admissão variável (a variação é contínua, com 50º de liberdade), com os eixos integrados à tampa do cabeçote, que proporciona redução do diâmetro e da largura dos mancais do eixo. As válvulas são inclinadas em relação ao eixo do cilindro, o que proporciona menor restrição a entrada de ar. Esse conjunto permite melhor posição de enchimento dos cilindros, de acordo com a engenharia da marca. A taxa de compressão é de 11,5:1.
6) Uma válvula do tipo solenoide faz o controle do comando variável. Essa peça tem como benefício controlar o ponto de fechamento das válvulas de acordo com a velocidade do ar na entrada da admissão e conseguir melhor enchimento em cada rotação.
7) Possui o coletor de escape integrado, ou seja, forma uma única peça com o cabeçote, com refrigeração líquida. Isso proporciona rápido aquecimento do motor, controla temperatura do gás de escape e melhora sua eficiência térmica, com redução de emissões.
8) O sistema de exaustão é todo em inox, com duplo conversor catalítico, e matéria flexível. O primeiro catalisador fica logo na saída do motor para aquecer rápido e o segundo faz uma inspeção para garantir a eficiência do sistema.
9) O novo motor utiliza uma polia de formato oval localizada no virabrequim para o acionamento do sistema de sincronização. A Volkswagen explica que esse mecanismo permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular, além de minimizar atrito e vibração, aumentando a durabilidade do sistema.
10) Já o coletor de admissão foi construído em material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, para permitir melhor fluxo de ar. Junto com ele funciona o corpo de borboleta e o acelerador eletrônico.
11) O sistema de ignição conta com uma bobina por cilindro, facilitando na manutenção por dispensar os cabos de velas. Isso também evita as perdas elétricas e ajuda na combustão.
12) Mais uma nova tecnologia do motor 1.6 MSI é o duplo circuito de arrefecimento, com duas válvulas termostáticas, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, ou seja, com mais calor na parte do bloco, onde o óleo mais fluido proporciona menor atrito. (12a) A bomba de água integrada à tampa e ao cabeçote tem uma correia de acionamento individual. (12b) (12c)
12a
12b
12c
13) Além disso, o novo motor 1.6l 16V é equipado com um radiador de óleo, que possibilita uma melhor estabilidade da temperatura do óleo do motor. Esse dispositivo contribui para maior robustez e menor consumo de combustível.
14) Uma das grandes vedetes desse motor é o sistema de partida a frio E-Flex, que dispensa o uso do reservatório de gasolina. Nesse sistema o gerenciamento eletrônico do motor é o SIMOS 15 da Continental, mas o gerenciamento da partida a frio foi desenvolvido pela própria Volkswagen, com as peças da fornecidas pela Bosch. Utiliza uma galeria de injeção feita de material polimérico e o combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras, sendo acionado quando a temperatura ambiente fica abaixo de 16°C.
15) O resultado das inovações do motor 1.6 MSI se traduz em desempenho com economia, pelo menos esse foi o intuito da engenharia Volkswagen. Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal o novo motor gera potência máxima de 120 cv quando abastecido com etanol e 110 cv com uso exclusivo da gasolina, sempre a 5.750 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
bom dia! alguém sabe quantos cobrar em uma troca de correia dentada de um saveiro 1.6 16 msi ea 211 ??
Pena que com tantas melhorias, não conseguiu durar nem 10 anos no mercado devido às emissões.
Boa tarde pessoal.. com todo respeito:
.. meu carro tem 4.000 km e não baixa óleo… meu carro tem 8.000 km e não baixa óleo.. uai é claro que não pode baixar…
os anéis de segmentos nessa KM nem se adequaram à camisa do cilindro ainda.. tem que fazer estes apontamentos é com 40.000km. 50.000km 100.000 km .. daí sim.. isso é que garantia excelência na peça, principalmente na condução, na troca correta do óleo especificado, juntamente com o filtro.. entender que, ao se ligar o carro, o oóleo ainda está frio, e não sair acelerando como um louco.
😉
tenho um fox 14/15 highline 1.6 16valvulas, no momento está com 68mil km rodados, de seis meses para cá começou a bater tuchos pela manhã, antes rodava liso, e eu só rodava no etanol, agora que mudei de combustível começou esse problema, não sei se tem relação, porém levei no mecanico fiz a descarbonização e troca de tuchos, não precisou trocar os balancins, maws não resolveu o problema, alguém teria dicas para tentar resolver o problema de tuchos,
Tenho um Fox Pepper 2016, com 110mil km tive de fazer o motor, devido ao alto consumo de óleo e com isso desgastou as bronzinas. Para ajudar tive de trocar a embreagem também, meu mecânico já pegou vários modelos de embreagem para Fox i-motion 2015-2017 e nenhuma serviu, solicitou uma original na concessionaria, que também não serviu. Tiveram de entrar em contato com a fábrica, pois ate os mecânicos da concessionaria não sabiam que para o modelo Pepper o kit de embreagem é diferente. Infelizmente a VW, não acertou nesse motor. E para que trocar a embreagem para esse modelo.
Infelizmente a VW com suas modificações “tecnológicas” conseguiu estragar o único motor confiável da marca.
Como não quer investir em novas motorizações, preferiu “modificar” o EA 211, cujo projeto é da década de 80 (ex-Audi), e pelo visto os resultados não foram nada bons.
Aliado a esses novos problemas no EA 211, temos o 200 e 250 TSI que são motores muito “sensíveis” e exigem cuidados “especiais”, utilização especialmente de gasolina Premium, porque esse projeto não foi totalmente adaptado para uso flex, troca de óleo em períodos curtos, mas mesmo assim bomba de alta, bicos injetores, carbonização excessiva e quebras após a garantia serão uma constante.
Enquanto a concorrência está chegando aos poucos com motores turbo muito mais confiáveis, a VW continuará “parada” no tempo; Hyundai, Honda, Cherry e a seguir Fiat, Renault, Peugeot, Jeep, Nissan, Citroen, etc. empurrarão a VW para baixo em número de vendas.
Isso se chama falta de confiabilidade dos consumidores.
Fico impressionado como a VW consegue acabar com seus carros, inserindo um motor deste. Sou proprietário de uma Saveiro. Fora a dor de cabeça que tive da baixa de óleo até a substituição do motor em garantia, agora na faixa dos 80000km começou aparecer tudo quanto é defeito. Vazamento de óleo no suspiro do cabeçote, bomba dágua e por aí vai. Resumindo, o que o motor te fornece de potência e economia de combustível em relação ao ea111, ele te rouba na hora da manutenção. Troca de correia dentada R$ 850, bomba dágua R$ 1580, suspiro que liga ao filtro de ar, R$ 280, trocas de óleo com filtros em torno de R$ 250 a 300. Boas épocas em que motores duravam 200000 a 300000km, isso levando em consideração que os lubrificantes não tinham a mesma tecnologia de hoje. Boa sorte ao próximo dono, pq eu já estou vendendo.
Esse final de semana estourou o bloco do motor Msi da minha saveiro Cross 2018, com 30 mil km nunca acreditei que isso seria possível, na estrada a 100 km/h, esse motor não está devidamente calibrado para o Brasil/combustível, motor descartável… quando levei no mecânico para minha surprise é muito comum esse tipo de problema, parece que foi produzida para durar até o fim da garantia…
Estou com Polo Msi 2020 MT hoje com 4.200 km rodados e baixou 400 ml do óleo do motor, que pelo manual é aceitavel, inclusive informam que o nivel estabiliza até os 5.000 km. Pois bem, tudo indica que o manual do proprietário está certo, desde os 3 mil km o nivel da vareta estabilizou. Tive o mesmo motor equipando o Golf Tsi 1.4 e consumiu 0,5 l de lubrificante até os 5 mil km rodados e depois não consumiu mais. Padrão que adoto de muito tempo: quando trocar o óleo do motor na VWB exigir que o nível da vareta fique na marca máximo depois de ligar o motor e aguardar 10 min. Fazendo isso vc tem 1 litro para eventual consumo ao longo de 10.000km rodados.
Tenho um polo 1.6 msi 16 v
Está 17 mil km, baixa oleo
Vou na concessionária ver o que vão fazer
O meu Gol 1.6 Power, 2009/10, está com 121.500 Km.
Até agora, está muito valente e não diminui o óleo. Anda muito!
Faço sempre a manutenção regularmente, troco óleo e filtro a cada 5mil Km, não completo óleo de jeito nenhum. Péssima ideia!
Tirando as peças de desgate mais suscetíveis a troca, troquei a bomba d’água com 115mil Km. Mas também já é um carro com 10 anos de uso.
Agora, é assim, nós precisamos internalizar uma coisa: o bom motorista é aquele que cuida bem do carro, não apenas se preocupando em dirigir.
Eu vi muita gente fazer uns comentários inacreditáveis aqui, como por exemplo, a resposta 37. Como uma pessoa que demora 2 anos pra trocar o óleo e com 30mil Km rodados tem o direito de reclamar do motor?!!!
Eu troco com 5mil Km ou 6 meses, o que vier primeiro.
Enfim, eu vejo que a maioria dos motoristas ainda não sabe gerenciar a manutenção do próprio carro, apesar de adorar fazer críticas absolutamente vazias.
Tive um a Saveiro Trooper 2010 e vendi com 312.000km nunca me deixou na mão e nunca baixou uma gota de oleo, só utilizava oleo sintetico para 10.000km, troquei numa Saveiro Cross 2015 16v MSI que estva com 25.000 e a gora com 29.000 apresentou um problema numa tal de polia hidraulica que a própria concessionaria não tem pra substituir, estou com o carro parado e não encontro pra comprar. Estou pesquisando pela NET e estou vendo muita gente reclamando deste motor MSI, se eu tivesse pesquisado antes não teria comprado esse carro, isso porque eu sempre defendi a marca VW como o melhor carro nacional e estou quebrando a cara.
Tenho um Fox 15/ 1.6, não baixa óleo. Já está com 50 mil rodados.
Ao invés de botar correia dentada , colocar corrente de comando…
Por que não eliminar a correia dentada.seria muito melhor,mais eficiente e mais durável….
Estava pensando em comprar um Virtus MSI, mas depois de ler tdos esses relatos digo que fiquei com medo.
Tenho uma saveiro cross 8v, 70.000 km não baixa uma gota óleo
Fernando Lalli confio não, vou trocar a minha agora com 59km e três anos.
Tenho um fox highline 1.6, compra na css, desde quando foi comprado, o oleo baixa fora do comum, chega ficar pra baixo do minino.
Este motor EA211 utiliza dois rolamento tensores na correia dentada, correto?!
Eles devem ser substituídos junto com a correia dentada, ao completar 4 anos e meio ou 120 mil Km?
Já pesquisei na internet, em vários sites e todos que ensinam a troca da correia dentada nem tocam nos tensores, mantém os mesmos, só trocam a correia. Por que? Eles são eternos enquanto durar o motor?
tenho um fox highline 2015. o meu baixa em media de 700ml a cada 1000km. uso o óleo elaion 5w40 508-88, original, comprado na concessionaria Garra. simplesmente o óleo desaparece e de acordo com a concessionaria é normal baixar ate um litro a cada 1000km. não tem essa de vazar no parafuso ou algo assim, o motor é bom, econômico e potente mas um lote deles veio com defeito e infelizmente o meu esta no meio. decepcionante.
Baixa oleo se trocar no mexanico ali da esquina! Poe o oleo recomendado oras!
Sim, a preconização da VW para a correia dentada do motor EA211 1.6 MSI é de 120 mil km ou 4 anos – observando, claro, a redução em metade desse tempo/distãncia em caso de uso severo.
Galera, tenho um Fox Highline 15/16 com 29.800km, peguei ele há 3 meses com 26.300km. Não baixa o óleo, está sempre no máximo.
Usando gasolina comum do Brasil que tem muita sujeira, esse motor vai ter muitos problemas!!!
Eu concordo plenamente com voçe!!!
QUAL A DIFERENÇA DO MOTOR 1.6 104CV 8V ATE 2014 E O 1.6 MSI DE 104 VC 8V A PARTIR DE 2015 ?
Bom dia, tenho uma Saveiro Cross G7, 2017/2017 esta com 69,000 Km, tenho ela a 8 meses, gostaria de saber referente a troca da correia dentada, qual o Km correto para efetuar a troca, no manual não fala nada sobre isso, e andei pesquisando e vi que a troca seria com 120,000 Km, está correto isto ? Desde ja agradeço a atenção.
Essas pickups derivadas (gambiarra) como saveiro, adventure, aquela baseada na Duster, Oro, etc… Sempre vão dar problema, ainda mais se você usar a caçamba delas. São feitas na gambiarra para lucrar. Uma tem motor do sandero, outra do antigo palio fire 1.8, outra motor de hatch de 1.6 de 8v. Se vocês olharem as especificações técnicas esses motores mal suportam 600 kg de carga considerando já os OCUPANTES. As únicas Pickups de verdade que você pode usar no dia a dia com prejuízo menor pois aguentam carga, seriam, vou citar 2. A amarok V6 diesel, mitsubishi L200 turbo diesel. Procurar um motor turbo diesel com reduzida. De resto é tudo gambiarra que vai LEVAR O SUADO DINHEIRO DE QUEM COMPRAR.
Óleo fora da especificação e completa óleo é vazamento garantido. Quando você completa óleo você cria um ambiente não ideal de funcionamento do motor, pois mistura elementos mesmo que originais (um óleo com desgaste e outro novo)
Bom. A parati não vem turbinada de fábrica. Alguém turbinou! Outra coisa é que sempre que você turbina um carro e não troca pistões e camisa a durabilidade do motor cai muito, tem motores que duram menos de 30.000 km mesmo! Já esses motores 1.0 e 1.4 já tem todas as peças preparadas (mais resistentes). Só que mesmo assim eles não vão durar tanto quanto um motor EA211 1.6 16V como o do novo fox que tem quase o mesmo projeto e equipa um carro leve com um desempenho de golf 1.4 de 0 até 70 km/h. (Lógico que o fox apanha em todo o resto né. Retomada, economia, 70 km pra frente o golf some.
Veja a especificação do fabricante, ou pode acabar com uma grande lista de manutenções desnecessárias para fazer no motor com um custo bem maior do que uma economia com uso de óleo.
Para resolver o problema tem de trocar a junta de vedação do cabeçote e dá uma tremenda mão de obra.
Então! Descobri hoje o motivo do barulho irritante. É a bomba de combustível. Se trocar por uma da Bosch o barulho para.
Oi! Isso acontece quando se usa óleo fora das especificações do fabricante, ou se a pessoa tem o costume de ficar completando óleo geralmente. Nos carros novos não se pode mais ficar completando óleo, a menos que você não se importe em diminuir em pela metade a vida útil do seu motor e pagar uma grana sentida em manutenção extra para manter o carro rodando. O meu fox não baixa óleo e todas as trocas foram feitas na concessionária. Outro problema é ao trocar o óleo, a pessoa não troca o parafuso apenas reapertando e isso dá vazamentos que vão aumentando com o passar do tempo.
Óleo sempre tem que usar o recomendado do manual não alterando o tipo: sintético ou mineral e a viscosidade.
NÃO existe produto melhor na categoria. Isso é papo furado seu. Se trinca o cabeçote são veículos com mais de 150 Mil Km, sendo utilizados como se fossem novos. com manutenção desmazelada e outros de outras marcas nem chegam a essa “kilometragem“ porque desmancham-se antes.
Caraca mano,observando aqui o ano do seu carro, pelo ano de sua postagem, vc rodou toda essa Lili metragem(92mil) em um curto espaço de tempo, fazendo as contas rapidamente , vc atravessava quantos estados brasileiros em tão pouco tempo, ou seja esse seu carro rodava 24h/dia?
Boa noite eu tava querendo comprar uma Saveiro Cross mais com esse pobrema de moto eu tô fora.
Tenho em motor no meu carro (211) nunca baixou óleo
Experimentem usar o óleo MOBIL PROTETION pois usei esse óleo em uma PICK UP aventure 1.8 rodei 317.000 km sem mexer em nada no motor.
Esse óleo pega bem para o motor 1.6 ou menor cilindrada.
Olá boa noite, tenho um cross fox Imotion 2015 comprado semivivo, já rodei 17.000 km sem nenhum tipo de problema, quanto a baixar óleo isso é comum dentro de um certo limite +/- 1 litro para cada 5.000 uma rodados. O que deixa a desejar é o nível de ruídos na carroceria que é muito alto e som na traseira um tanto ensurdecedor que parece com rolamentos estragados mas não eh, o carro está com 50.000 km. Tenho um FUSION 2011 2.5 SEL 4 cilindros com 60.000 km dois carros com mesma faixa de rodagem mas bem diferentes em tudo.
Tenho Fox Highline 2015. Esse barulho zunindo é da bomba de combustivel, trocaram qdo estava na garantia. O problema é da bomba de combustível.
Tenho um polo com motor 1.6 msi ea211, com 117 cavalos no álcool.
Confesso que lendo essa matéria, esperava um motor mais potente no dia à dia.
Na prática, potência, torque e consumo apenas mediano.
Já tive uma Saveiro Cross com esse motor MSI 1.6 16v, só me deu dor de cabeça… era óleo que baixava (carro foi para concessionária no guincho sem uma gota de óleo no motor com 5 mil km rodados depois da revisão), bate válvula demais, principalmente pela manhã, motor perdia potência sem motivo, pequenas ladeiras tinha que engatar a 1ª ou não subia… a solução que resolveu todos os problemas foi VENDER.
Apesar disso ainda estava pensando em pegar o Virtus, mais quando vi esse motor de novo;… não dá! VW tem que aposentar esse motor, não entendi o pq não colocaram o 1.4 TSI, que até o momento parece que vem bem.
kkkkkkk
E esses motores turbo (1.0 e 1.4) da VW, são resistentes? Meu cunhado teve uma Parati Turbo e só teve dores de cabeça com a polia do motor, que teve que trocar duas vezes. O carro estava com 30.000 km e já apresentava sinais de desgaste … Esses novos motores turbo são mais resistentes?
Eu já fui fã dos VW até o início da década de 2000, mas nos últimos 15 anos muita porcaria tem sido lançada. A começar pelo motor AE 1.0 8v. O Gol 99 da minha esposa com 100.000km já começou a apresentar problemas. Baixava óleo como uma desgraça! Depois veio esse câmbio automatizado que deixou muitos furiosos. Pelo jeito, esse motor MSI é outra bela porcaria. Pensei em pegar futuramente a versão sedan do novo Polo, mas depois de ler esses relatos, já desisti. Meus últimos carro foram da Toyota e eu nunca tive que fazer reparos. Meu ex-Fetios, com 40.000 km, nem pastilha tive que trocar. Agora estou com um Corolla e por enquanto sem estresse. Só não entendo como alguém que teve problemas com o motor de um carro consegue dizer que o último é bom? Para mim, se o motor não presta, o carro idem.
Boa Tarde amigo. Compartilho desta mesma situação.
Tenho Fox 1.0 2013 e Fox 1.6 MSI confortline 2017 só troquei óleo e filtro do 1.6 não toquei ainda, mas nenhum dos dois baixa o óleo.
Boa noite! tenho um fox highline 1.6 16 valvula 120 cavalos. Pela manha logo cedo quando funciono o carro fica aquele barulho de valvula tri-tri-tri mais ou menos por 5 minutos o que pode ser?
boa tarde
tenho um Fox Highline motor MSI 2016/2017 e a cada 6.000 KM baixa 750 a 800 ml de óleo, já fui na concessionária e tentaram me dizer que isto é normal; agora o carro está com 36.000 km e continua com o mesmo problema. dizem que trocaram a válvula termostática e não adiantou.
Agora vou deixar o carro na concessionária uma semana para ver o que acontece? ; falaram que vão abrir o motor e trocar algumas coisas …… vamos ver.
Tinha um NEW FIESTA e me arrependo até hoje de ter trocado meu carro pôr isto……. só dor de cabeça.
tambem tenho um fox highline msi 1.6 16v 2015,carro muito bom,não baixa oleo e até agora nenhum problema.
Tenho uma saveiro 2016 cross baixa muito óleo meu mecânico fica louco ao ver isso troquei de óleo coloquei um mais grosso pensando q iria diminuir o consumo de óleo mas nada continua o mesmo ela está com 28 mil km decepção total com esse motor!
A Volkswagen fez outra bomba de motor igual aqueles que fundiam com pouca kilometragem . Inúmeros processos de garantia existem carros com essas melhorias há anos e motores que rodam milhares de kilometros sem dar problemas . Olhem o motor do Honda Fit 1.5 com menos cilindrada e quase a mesma potência e você nem lembra que tem motor pois não precisa abrir o capô. Esqueçam Volkswagen isso é lixo
Troquei meu gol 2013 City por um confortline 2018 ambos 1.6, tenho a sensação do msi ser mais preso. É isto mesmo?
Esse é um problema muito fácil de resolver, basta colocar um motor AP nessa bagaça. Projeto antigo mais eficiente e não dá dor de cabeça.
É p controle de tração, desligue ao entrar em ruas esburacadas
Oi , estou com o mesmo problemas na minha saveiro , fui ccs e me falaram pra fazer a troca do comando de válvula ‘acredita carro novo com isso ,.
Tive uma saveiro cross 2014 8V começou a fazer barulho com 39 mil.
comprei uma 2015 16v MSI, bateu motor com 26 mil km, trocou o motor na garantia, continuo fazendo barulho na minha opinião e como ainda estava na garantia e precisa de dinheiro vendi.
Carro excelente mas esse problemas de motor da VW. esta deixando a desejar.
ce é loco!!! 2 litros! tenho um gol 1.6 EA111 nunca abaixou uma gota
Meu Pai tem uma Saveiro Cross Modelo 2015 com 37mil KM Quero saber se mais alguém está com problema de consumo de olho, carro rodou 6mil km e o carro consumiu 1,2 Litro de olho e a fabrica diz que é normal?
NORMAL É NÃO BAIXAR NADA DE ÓLEO!
LIXO DE MOTOR
Qual a opção melhor que vc encontrou?
O motor do seu carro não é o mesmo dá reportagem. Att. Vinícius Ravel.
Olá Pessoal,
Tenho uma Saveiro Cross CD 2015/2016 e eu acho o motor com baixa potência, chegando ao ponto do veículo não conseguir subir uma ladeira um pouco mais íngrime. Tendo que por primeira marcha no pé da ladeira, pois se deixar pra trocar no meio é possível que não suba. Levei o veículo na concessionária e eles me falaram que o veículo estava normal e que isso era uma característica do motor. Fui informado também que outros proprietários estão reclamando do mesmo problema. Alguém aqui esta com esse problema ou ja ouviu falar? Acho muito simples pra uma montadora dizer que é caracteristica no carro.
A foto é sem as capas de proteção que impedem a sujeira. Certas correias nem tensor tem e são mais fracas e precisam estar menos acessíveis.
Problema de projeto de quando mudou para o Pepper. Eu estou feliz com o Highline, depois que mudou para o Pepper a coisa ficou ruim, e com as mudanças começaram os problemas e as falhas.
EA 211 1.6. So de um carro batido, ou direto na concessionária, Mas não dá pra usar em um fox 1.6 8v sem trocar boa parte da eletrônica também. Acaba compensando mais comprar um carro novo.
Isso acontece por causa do uso do alcool. Eu passei a usar gasolina aditivada e o som sumiu, mas ficou um outro som chatinho que parece um alarme agudo.
Oi! Então. Para ser franco eu não sei, mas percebi que esse barulho aconteceu quando comecei a usar gasolina. Parece um tipo de alarme. É bem esquisito.
Gasta 1 litro p/Km? Então se andar 4 Km acaba o óleo?
Tenho uma Saveiro g4 2010, ainda motor ap. Uso óleo semi sintético nela para 10.000 e nunca baixou óleo. motor muito bom sem comparação dessa nova geração MSI
Mais a minha resposta não veio inda, porque o motor da foto tem duas corrias externas o meu é o mesmo motor e só tem uma correia externa.
Olá pessoal.
Comprei uma saveiro cross cabine dupla em 05 11 2014 consegui trocar o motor do carro na Vw em 30 10 2016 após 30 mil km e muita dor de cabeça. O motor baixava 500ml de óleo a casa 1000 km rodado mesmo após os 5.000 conforme manual. Antes de trocar o motor a Vw abriu e trocou várias peças como anéis de seguimento e outras, mas depois disso estava baixando 1,5 litro de óleo a cada 1000 km. Foi onde que resolveram trocar o motor. Fui obrigado a comprar outro carro e falei que não tirava o carro da autorizada enquanto não trocassem o motor. Depois disso o consumo diminuiu bem mas não parou ando 5 mil km e coloco 1 litro de óleo. Mas para variar os problemas a bomba da direção hidráulica estourou me deixando na estrada, ainda bem que estava sozinho pois com família é criança recém-nascido nascida não é fácil. Ainda não acabando a dor de cabeça hoje dia 12 de novembro de 2016 descobri um vazamento de água após uma viagem quando abri o capô para ver como estava o motor pois não confio mais, cadê a água do reservatório, não tinha água fui procurar o vazamento e achei uma peça que faz parte do conjunto da bomba d’Água, est peça tem um “corte” não sei pra qual finalidade e estava vedado com silicone, onde o mesmo parou de vedar e a água saindo por ali. Não dá pra entender como fazem as coisas para dar tanto problema. O carro em si é muito bom e me atende pelo custo beneficio, mas o custo psicológico de achar que a qualquer momento você pode ficar na estrada este realmente não está valendo a pena. Vw sou apaixonado com esta marca mas desta vez conseguiu me deixar desacreditado na competência de projetar algo inovador sem dar dor de cabeça para os clientes.
Bom dia de novo assim só que na foto em questão o motor tem três correias: a dentada interna e duas externas, o meu é o mesmo motor e tem só duas correias: a dentada interna e uma externa porque essa diferença se é o mesmo motor? Essa é a minha dúvida, e minha pergunta obrigado. Abraço!
João, o motor da foto que você destacou é o EA211 1.6 MSI da Volkswagen. A foto não está errada. Um abraço.
Oi bom dia. Sou João tenho um fox 2016 highline só queria saber quantas correias este motor possui? Porque na foto da reportagem do motor tem três a dentada uma pequena e uma grande por fora. O meu tem a correia dentada e uma grande só ou a foto esta errada ou é um fox 1.0 obrigado! https://omecanico.com.br/wp-content/uploads/2015/08/16451.jpg
Eu tive uma parati 1.6 8V à alcool, que andou 380.000Km, quando a vendi, sem baixar óleo. A pessoa que comprou andou mais de 5 anos com ela e me disse um dia que ainda não baixava óleo. Quando a pessoa comprou ela foi com ela de Umuarama Pr. até a Bahia. Antes da viagem veio me perguntar se ela aguentaria esta viagem, e, eu disse a ele que poderia ir sem medo. Troque o óleo e manda bala que ela aguenta. Ele só reclamou após a viagem do consumo excessivo de álcool. Ele trabalha numa empresa da Ipiranga que só revende óleo lubrificante e faz troca de óleo na cidade.
Pergunto à VWBR: Por que não no VW Fox Highline ou Pepper vir usar o motor 1.4 TSI.
para versão rally faltou uma turbina com pressão 0,8kgr
um cambio um pouco mais longo
um disco de freio um pouco maior com 2 pistoes a mais nas pinças
e uma embreagem um pouco melhor
Tenho uma saveiro cross MSI 2015, comprei zero achando que eu ia ficar livre de problemas pelo menos nos próximos 200 mil. Motor foi aberto com 36 mil por problema de baixa de óleo e ainda continua abaixando óleo, e agora a bomba de água estragou já pela 2ª vez, 1º com 80 mil e agora com 92 mil. Foi um fracasso esse motor de 16v, decepção total,
A minha Cross baixou 2 litros antes da primeira troca, mas agora não baixa mais… já esta com 40mil
Estimado le escribo desde Argentina , muy interesante el articulo ahora bien , acá el 80% de los Vehículos con motores 1.6 MSI 16 Valvulas consumen mucho aceite , nadie sabe nada primero nos dijeron que era normal y ahora dicen que van a cambiar la bomba de agua , (A mi entener NO TIENE NADA QUE VER y no va a ser la solucion !! ) MI suran (Space Fox para uds. ) tiene 10.000 KM y ya tuve que ir a la concesionaria que le agreguen mas de 1 listro , tiene alguna solucion uds de parte VW ?? Gracias
Buenas tardes, soy de Argentina, tengo un Fox 1.6 16v, consumio 2.5 litros de aceite en 5000 km, ya cambiaron bomba de agua y sigue consumiendo. Varios clientes en Argentina tienen el mismo problema.-
Bom dia!
Qual o oleo que deve ser utilizado no FOX 1.6 MSI 14/15?
o oleo original no caso.
obrigado.
abs.
Eu tenho um fox highline 2015 1.6 16v msi quando fica de um dia para o outro parado , quando da partida faz um barulho muito rapido parese tucho hidraulico e tipo 2 segundos nao sei se isto e normal.mais e um bom motor.
Olá. Boa noite tenho uma saveiro motor MSI 120 cv. Ela do nada ficou ruim pra pegar e tá com a luz do carrinho derrapando e da injeção acesa direto oque pode ter estragado?? Agradeço desde já.
Tenho um fox 2015 msi 1.6 16v hinguiline e baixou 750 ml. de óleo até 5000 km . Fiz a troca e daí por diante não baixou mais óleo do motor
Como adquirir apenas o motor VW 1.6 MSI, categoria AE 211?
Vah a concessionária e eles dirão que é característica do modelo. Fui um verdadeiro admirador desse carro que trinca/racha o túnel e tem estrutura fraca. Mas essa falta de qualidade aliada a arrogância dos concessionários me fez conhecer produtos muito melhores. Obrigado VW por abrir meus olhos.
Tenho um fox2016highline esta com 7500 km nunca baixou óleo. .amigo Felipe verificar que tá acontecendo
Tenho um fox 2015 higline motor MSI cambio manual 6 marchas para frente , de 0km até 6000km baixou 750ml. de óleo , após essa troca já rodei 4000km e não baixou nada de óleo ainda não .
Tenho um Fox 2015/16, motor EA-211 1.6L 16V MSI.
Baixa um pouco de óleo.
Nos primeiros 4mil km baixou mais, depois diminuiu, mas sim, tenho que observar e completar a cada 15 dias (aproximadamente 250ml ~ 300ml a cada 3mil km).
Está dentro do especificado no manual, e imagino ser uma característica desse tipo de motor. Seria bom se mais pessoas que possuem veículo com esse tipo de motor observassem e comentassem. Inclusive bons e experientes mecânicos.
Recomendo a todos verificarem o óleo após a troca, antes ainda de sair da concessionária, no meu caso, na 1.a revisão, NÃO puseram o óleo recomendado (Castrol Magnatec). A cor é verde, e se mantém por boa quilometragem. Percebi após chegar em casa, e até para evitar perda de tempo e dor de cabeça, comprei óleo novo recomendado conforme manual/ folheto anexo VW, filtro novo original e troquei todo o óleo que puseram.
O melhor é solicitar autorização para acompanhar as revisões, pois grande parte (maioria) das concessionárias não são honestas.
Tenho uma Saveiro Cross CD 2014/2015, 1.6 16v, fez 17.000km agora, baixa óleo e a bomba de água começou a vazar…
Tenho uma saveiro 15, e já meu varios problemas como motor de arranque, agora com 50 mil rodados a bomba dágua estragou.
Não sei se compro novamente uma saveiro motor MSI.
Sou muito fã de VW, pela sua resistência e variedade em peças, mas em quesitos confiança, ainda fico com o bom, velho, guerreiro e resistente, e potente motor AP! No mais deste motores AP, posso ter a preferência (pela sua variedade de peças e afins) de escolher a cilindrada e potência desejada, desde os míseros 1.0 até 2.0! Sem contar ainda as cilindradas para preparações onde existem pistões até 2,1. Se pegar um motor 1.6 AP MI, remapear a injeção (atualizar) colocar um comandinho 49G (ou o que equipa o gol gts) ele já alcança tranquilamente a potência deste motor MSI, e claro não estou desmerecendo ninguém, é questão de gosto! Tenho uma saveiro GIII completinha 1.6Mi, e não gastaria este absurdo de valor neste carros mais novos, investiria numa melhoria para ela. Mas muita gente quer status, carro do ano, etc.
O motor dele é 1.6 de 120 cv e 16 válvula ok.
Boa noite amigo! Vc poderia tirar uma dúvida minha? Bom é seguinte eu comprei um carro da vw é o novo fox highline 2015 – 2016 ele tá com 10.000 quilômetros rodado. Só quê surgiu uma zuada no motor é um som como se fosse o som de uma cuíca de banda de pagode. E ela vem do eixo de comando no sabe. E ai vc pode me ajudar?
Isso é normal se você estiver usando o óleo recomendo, pois esse motor gasta 1 litro de óleo por km. Se gastar mais que isso está errado.
Eu tenho uma saveiro 1.6 16v 2015 e não baixa uma gota de óleo. O carro está com 8 mil km.
Minha saveiro cross 2015/16 as vezes parece que o motor fica sem pressão, não da giro, o motor fica pesado…geralmente acontece dps de passar em buraco… Desengatando o cambio de dando giro sem engatar, ele volta ao normal…não sei oq pode ser
Tenho uma Slaviero Cross 2016 rodei seis mil quilômetros e o nível do óleo tá no mínimo
Tenho um Fox Rock in Rio 1.6 2015, gostaria de saber a origem do som agudo do motor que é perceptível ao ligar o carro e ao acelerar (ficando mais alto ao acelerar à 6000RPM).
Não que seja um problema, apenas estou querendo saber qual componente, peça, conjunto, etc, faz esse som.
tenho uma space cross 2015 manual com 4800 km ate agora nao baixa oleo
para quem não sabe este motor foi sucateado na Europa. Ele ´não tem nada de novo de moderno é um projeto antigo se é bom só o tempo vai dizer
Eu tenho um fox highline 2015 1.6 16v e não baixa óleo não Felipe.. Deve ta com algum problema seu carro
Ola, qual a referencia do sincronismo dos eixos de comando de válvulas, polia dianteira e roda fonica do motor EA211 MPI? Obrigado
Boa tarde!
Mas é todos motor MSI da VW 1.6 16v baixa óleo! Tu Sabe me dizer porque baixa óleo?
Prezado Felipe,
Recomendamos que você procure o serviço de garantia para avaliar o que ocorre com o seu veículo.
Atenciosamente.
Tenho um fox pepper 2015/2016 ta com 2.900 km/h e baixou quase 2 litro de óleo.