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Novo MINI Countryman tem duas opções de powertrain e tração integral



A MINI traz ao Brasil o novo Cooper Countryman, SUV da linha de compactos premium oferecido nas concessionárias brasileiras da marca em três versões: Countryman, Countryman S e Countryman S ALL4. Movidos apenas a gasolina, os motores 1.5 (B38) e 2.0 (B48) que equipam as 3 versões dividem o mesmo projeto. São quase iguais, com várias peças intercambiáveis, a não ser pelo fato de que o propulsor 1.5 tem que se equilibrar com um cilindro a menos.



A nova versão do motor três cilindros do Countryman Cooper ganhou 42% a mais de torque. O motor 1.5 TwinPower Turbo (nome comercial) continua gerando 136 cavalos a partir de 4.400 rpm, mas o torque passou para 22,43 kgfm entre 1.400 e 4.300 rpm. No uso, além do bom fôlego, não se nota qualquer vibração característica de propulsores com número de cilindros ímpar.

O sistema de transmissão da versão de entrada é o Steptronic com 6 velocidades automáticas, com caixa fabricada pela Aisin. Nessa configuração, dados de fábrica apontam que o MINI Countryman vai de 0 a 100 km/h em 9,6s, mais rápido que o anterior em 1,6s.

Motor 2.0 TwinPower Turbo

Já o motor 2.0 TwinPower Turbo (nome B48) das versões Countryman S e S ALL4 chega a 192 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.000 rpm, e atinge amplo torque de 28,55 kgfm logo a 1.350 rpm. Números suficientes para levar o Countryman de 0 a 100 km/h em ótimos 7,4 segundos e à velocidade máxima é de 225 km/h. Quando possui o sistema ALL4, acelera mais rápido (0 a 100 em 7,2 segundos), mas, como é mais pesado, a velocidade final é um pouco menor (222 km/h). Com este motor, tanto com tração dianteira ou integral, a transmissão é a Steptronic tem 8 marchas automáticas com caixa feita pela ZF.



O sistema de tração integral ALL4 do Countryman topo de linha divide a força do conjunto motriz não só entre os eixos dianteiro e traseiro como, também, diagonalmente entre as rodas. No modo convencional de direção, a proporção de tração é 45%/55% (dianteiro/traseiro), e pode variar a até 80% por cento em um dos eixos, conforme a demanda, mas nunca a 100%.



Ou seja, se o asfalto acabar, não tem problema: o novo MINI Cooper Countryman encara estradas de terra com certa facilidade. Principalmente em sua versão Cooper S ALL4: o acerto de suspensão e tração é voltado para o que a fabricante chama de “soft off-road”, ou um percurso fora-de-estrada suave. Ele não vai encarar um Rali Dakar, mas o SUV tem boa distância do assoalho ao solo e mostra intimidade com percursos de chão batido e lama.



Nesta versão ALL4 ainda há a função de alterar a configuração de comportamento do carro, no qual o sistema de tração trabalha junto com a suspensão adaptativa, dotada de amortecedores eletrônicos. São três modos: Sport (respostas mais diretas e amortecedores mais firmes), Mid (modo convencional) e Green (modo de economia de combustível).



Espaço interno melhorado
Em nova versão, o Countryman se torna o maior dos MINIs: está 200 mm mais longo, com 4,29 metros de comprimento. Em relação ao modelo anterior, os maiores ganhos estão no espaço interno. Além da grande distância entre-eixos de 2,67 metros, há 50 mm de largura a mais para os ombros dos ocupantes, 11 mm a mais na altura e 100 litros a mais porta-malas, que passa a ter 450 litros.

De série, o Countryman básico vem com bancos dianteiros esportivos com ajuste elétrico e memória; ar-condicionado digital bizona; rodas de 17 polegadas com pneus 225/55; faróis full LED adaptativos; faróis de neblina em LED, tapetes em veludo, controle de cruzeiro com função freio e sistema MINI Connected. O intermediário Countryman S vem equipado com bancos em couro “Cross Punch”, rodas de 18 polegadas “Pair Spoke” (pneus 225/50), controle de performance e teto solar panorâmico em cristal.

No Countryman S ALL4, a lista de série inclui rodas de 19 polegadas (pneus 225/45); volante JCW com Paddle Shift; acabamento interior Piano Black iluminado, ajuste dos bancos traseiros, retrovisor interno fotocrômico, sistema de entretenimento com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque; sistema de som Hi-Fi Harman/Kardon e head-up display no painel.



Ao contrário do anterior, o novo MINI Countryman não é produzido na fábrica da BMW do Brasil em Araquari/SC, mas sim importado da Europa. A opção da empresa foi em manter o modelo atualizado com o que é vendido no mundo todo.

Fichas técnicas:




MINI COOPER COUNTRYMAN
Motor: 1.5 l TwinPowerTurbo 3 cilindros
Potência: 136 cv @ 4.400-6.000 rpm
Torque: 220 Nm @ 1.400–4.300 rpm
Combustível: Gasolina
Velocidade máxima: 200 km/h
0-100 km/h: 9,6 s
Relação peso/ potência: 10,22 kg/cv
Comprimento: 4.299 mm
Largura (sem espelhos/ com espelhos): 1.822 mm / 2.005 mm
Altura: 1.557 mm
Porta-malas: 450 l
Distância entre-eixos: 2.670 mm
Pneus: 225/55 R17
Rodas: 17″ x 7,5″ – Liga leve – MINI Imprint Spoke
Peso líquido: 1.390 kg

MINI COOPER S COUNTRYMAN
Motor: 2.0l TwinPowerTurbo -4 cilindros
Potência: 192 cv @ 5.000-6.000 rpm
Torque: 280 Nm @ 1.350–4.600 rpm
Combustível: Gasolina
Velocidade máxima: 225 km/h
0-100 km/h: 7,4 s
Relação peso/potência: 7,6 kg/cv
Comprimento: 4.299 mm
Largura (sem espelhos/ com espelhos): 1.822 mm / 2.005 mm
Altura: 1.557 mm
Porta-malas: 450 l
Distância entre-eixos: 2.670 mm
Pneus: 225/50 R18
Rodas: 18″ x 7,5″ – Liga leve – MINI Pair Spoke
Peso líquido: 1.460 kg

MINI COOPER COUNTRYMAN S ALL4
Motor: 2.0l TwinPowerTurbo -4 cilindros
Potência: 192 cv @ 5.000-6.000 rpm
Torque: 280 Nm @ 1.350–4.600 rpm
Combustível: Gasolina
Velocidade máxima: 222 km/h
0-100 km/h: 7,2 s
Relação peso/ potência: 7,97 kg/cv
Comprimento: 4.299 mm
Largura (sem espelhos/ com espelhos): 1.822 mm / 2.005 mm
Altura: 1.557 mm
Porta-malas: 450 l
Distância entre-eixos: 2.670 mm
Pneus: 225/45 R19
Rodas: 19″ x 8″ – Liga leve – MINI Edged Spoke
Peso líquido: 1.530 kg

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