O novo Ka, apresentado pela Ford na última semana, terá como principal novidade o propulsor 1.0 12V de três cilindros que rende até 85 cv. Equipado com câmbio manual de cinco marchas, o preço partirá de R$ 35.390.
O motor tem quatro válvulas por cilindro com duplo comando independente e variável, que contribui para aumentar o torque tanto em baixa rotação como em regime intermediário e na faixa de potência máxima. A taxa de compressão elevada, de 12:1, é outra característica que favorece a sua eficiência. Para partida a frio, conta com um sistema que aquece o combustível flex no injetor, conforme a necessidade, e dispensa o reservatório auxiliar de gasolina.
O propulsor também conta com coletor de escape integrado no cabeçote, o que contribui para reduzir vibrações e melhorar a eficiência. O sistema de resfriamento dividido permite o aquecimento mais rápido do motor. Quando ele está frio, um segundo termostato integrado ao bloco limita o fluxo de refrigerante para algumas partes e depois o libera.
O bloco de ferro fundido também contribui para o motor atingir mais rápido a temperatura de operação ideal. Seu projeto inclui a aplicação de materiais de ultrabaixo atrito no virabrequim, pistões, tuchos e anéis.
Segundo a Ford, o novo motor tem correia dentada imersa em óleo, que além de economizar combustível garante um funcionamento mais suave e silencioso que o sistema de corrente. Produzida em composto de borracha resistente a óleo e reforçada por cabos, ela fica alojada em um compartimento dentro do motor e não exige verificação nem manutenção pelo período de 10 anos, ou 240.000 km de uso.