Novo Ford EcoSport chega às concessionárias em setembro

Depois de várias ações de divulgação, a Ford finalmente vai lançar a nova versão o EcoSport em setembro. Muito além de uma reestilização, o novo EcoSport é um carro completamente diferente. Criado na América do Sul, o modelo será fabricado no Brasil, na China, na Índia e na Tailândia utilizando a nova plataforma global da marca para os veículos do segmento B, e será vendido em mais de 100 países. O utilitário esportivo terá quatro opções de acabamento e duas opções de motores, o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0.

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O Sigma 1.6 Flex é o mesmo usado nos modelos New Fiesta e Focus, produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio. Conforme dados da Ford, é capaz de gerar 115 cv e torque de 15,91 kgfm com etanol e 110 cv e 15,7 kgfm com gasolina. Equipado com ele, o EcoSport faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente. Ainda segundo a Ford, as versões com o Sigma 1.6 chegam com a classificação A em economia e emissões de CO2, conforme a nova classificação do Inmetro.

Já o Duratec 2.0 Flex, o mesmo da linha Focus, está Disponível como opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium. Fabricado em alumínio, segundo a Ford, o Duratec gera 147 cv de potência e 19,68 kgfm de torque no etanol. Abastecido com gasolina, desenvolve 141 cv e torque máximo de 18,97 kgfm. Com o Duratec, o EcoSport vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. A transmissão para as duas motorizações é a mesma: IB5 Plus, manual de cinco marchas, com as velocidades devidamente escalonadas para cada motor.

No quesito segurança, o modelo ainda conta de série, segundo a Ford, com airbags frontais (airbags laterais e de cortina são opcionais), sistema AdvanceTrac (que inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração), assistente de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência e cintos de segurança com pré-tensionador. A carroceria é outro ponto de destaque: com pontos reforçados pela engenharia da montadora, utiliza aço de ultra-alta resistência e boro em partes vitais do veículo, com zonas de deformação definidas através de testes de impacto virtuais e reais. A coluna de direção também é deformável.

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O EcoSport ainda possui direção elétrica de série, que tem duas outras funções integradas: compensação de deriva (PDC), que detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, e sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, que também filtra as oscilações. De acordo com a montadora, a direção elétrica, além de dar ao veículo uma dirigibilidade diferenciada, contribui para reduzir em 3% o consumo de combustível. O modelo tembém sai de fábrica com pneus com resistência reduzida ao rolamento, que dissipam menos energia e trazem uma economia adicional de 2% no consumo.

Outro destaque do modelo é o sistema multimídia SYNC, de série em todas as versões, que permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante. A Ford explica que o sistema possui reconhecimento de voz em português, espanhol e inglês, conexão Bluetooth para celular, incluindo “streaming” de áudio, e entradas USB, para iPod e auxiliar. As informações são mostradas numa tela de 3,5 polegadas no centro do painel.

Além da qualidade de construção da carroceria, o design foi trabalhado para diminuir ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria, assim, proporcionando economia de combustível e redução de ruído de vento. O novo EcoSport mede 4.241 mm de comprimento, 2.057 mm de largura (considerando os espelhos), 2.521 mm de distância entre-eixos e sua altura total é de 1.696 mm. De acordo com a Ford, sua altura do solo de 200 mm, juntamente com o trabalho de vedação, permite ao utilitário ultrapassar áreas alagadas de até 550 milímetros.

No pós-venda, a Ford também aponta vantagens do EcoSport em relação aos concorrentes. A montadora afirma que o preço das revisões do novo modelo está 7,5% mais em conta que o da geração anterior e sua cesta básica de peças também apresenta custo mais baixo que a dos competidores.

Confira a tabela de preços do Ford EcoSport 2013:

Ford EcoSport S 1.6: R$ 53.490
Ford EcoSport SE 1.6: R$56.490
Ford EcoSport FreeStyle 1.6: R$59.990 (ou R$ 63.690 com airbags laterais e de cortina e bancos de couro)
Ford EcoSport FreeStyle 2.0: R$ 66.190
Ford EcoSport Titanium 2.0: R$ 70.190

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