Novo Chevrolet Cruze é apresentado no Brasil

626-NOVO-CRUZE-TURBO-01

A Chevrolet revela ao mercado brasileiro a segunda geração do sedã Cruze, com design completamente renovado, interna e externamente. Fabricado na Argentina, o sedã tem como destaque o novo motor 1.4 Ecotec com turbo, injeção direta de combustível e sistema Stop/Start. Os números de fábrica indicam que, quando abastecido com etanol, o propulsor é capaz de gerar potência de 153 cv a 5200 rpm. O torque é de 24,5 kgfm logo a 2000 rpm, com 90% do total disponível numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm.

626-NOVO-CRUZE-TURBO-00

O sistema de transmissão é composto pela terceira geração da caixa automática seis velocidades com Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.

Tanto o motor quanto a transmissão, segundo a Chevrolet, são os mesmos utilizados no Cruze norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou ainda em um ganho de potência e torque.

Economia
A Chevrolet afirma que este motor terá baixo consumo de combustível, similar ao de veículos equipados com propulsores 1.0. No Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Cruze Turbo recebeu nota “A”: com gasolina, o instituto mediu 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior, afirma a fabricante.

Esse nível de eficiência energética, de acordo com a Chevrolet, é obtido através de alguns recursos. No motor, destaque para o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start, que desliga momentaneamente o motor enquanto o veículo para no semáforo, por exemplo.

626-NOVO-CRUZE-TURBO-02

Já a plataforma contribui com menor massa, melhor aerodinâmica e tecnologias para redução do arrasto. O desenho é resultado dos testes de otimização aerodinâmica feitos em túneis de vento. Com isso, chegou-se ao coeficiente de arrasto de Cx 0.30.

Nas proporções da carroceria, o Novo Cruze ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor. Por outro lado, o sedã adota uma arquitetura inédita, 25% mais rígida em torção e 21% leve que a do seu antecessor, com evoluções em segurança estrutural e dinâmica veicular. Para isso, a Chevrolet ampliou a adoção de materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais resistentes. Ao todo, a versão 2017 é 100 quilos mais leve.

626-NOVO-CRUZE-TURBO-03

Equipamentos
Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz de série controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), assistente de partida em rampas, direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

Em relação à conectividade, o Novo Cruze traz multimídia de última geração com Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz. O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos permite ao condutor configurar e monitorar funções como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; enquanto outro sistema orienta a dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive a evolução recente neste quesito.

626-NOVO-CRUZE-TURBO-04

Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro). Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). O modelo está previsto para chegar às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. No mês seguinte começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php