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Novo Audi RS 3 Sportback tem motor de 367 cv

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A Audi lança o novo RS 3 Sportback no Brasil com motor 2.5 Turbo FSI de cinco cilindros, transmissão S tronic de sete velocidades e sistema quattro de tração integral. Baseado no Audi A3, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente, conforme os números de fábrica.

O motor 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback gera 367 cv tem 2.480 cm³ de cilindrada, o que significa uma potência específica de 147 cv por litro. O torque máximo de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. Para melhorar o consumo de combustível, há um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente, contribuindo para que o carro seja até 10% mais econômico que na versão anterior.

Fabricado manualmente por especialistas treinados na unidade da Audi na cidade de Győr, na Hungria, o motor de cinco cilindros tem apenas 49 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 180 kg. Segundo a Audi, seu virabrequim é feito de ferro fundido com grafite vermicular, um material extremamente forte, mas também leve. Reforços aumentam a capacidade de carga do bloco.

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O turbocompressor, que desenvolve até 1,3 bar de pressão, tem capacidade teórica de circulação 1.100 kg de ar por hora. O intercooler reduz a temperatura do ar comprimido. O trabalho conjunto do turbocompressor e a injeção direta de combustível permite atingir uma taxa de compressão de 10,0:1. Flaps no coletor de admissão fazem o ar rodar ao entrar nos cilindros. Os eixos de comando de válvulas, que podem ser ajustados individualmente em um ângulo de até 42 graus, melhoram a mistura ar-combustível. Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para afinar o ronco do motor, que varia com a solicitação e rotação. O motorista pode controlar esses flaps por meio do Audi Drive Select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases.

Já a transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI através de três eixos – um de entrada e dois de saída. Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio interligadas. As marchas inferiores são esportivamente curtas, enquanto a sétima é alongada para reduzir o consumo de combustível. O condutor pode escolher entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante ou a alavanca seletora.

O sistema quattro de tração integral tem como componente central a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico. Este mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o RS 3 Sportback para distribuir o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100% do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.

No chassi, o novo Audi RS 3 Sportback recebeu suspensão dianteira McPherson alargada para uma bitola de 1.559 milímetros e inclui pivôs de alumínio de alta resistência especialmente desenvolvidos. A direção progressiva de série altera a redução entre 15,3:1 e 10,9:1, dependendo do ângulo de esterço. Seu servo eletromecânico trabalha de acordo com características especiais da série RS.

O eixo traseiro, com bitola de 1.514 mm, possui quatro braços de aço de alta resistência à tensão, que controlam separadamente as forças longitudinais e laterais. Como no eixo dianteiro, essas forças são direcionadas a um subchassi. A rígida suspensão esportiva RS rebaixa a carroceria em 25 mm em comparação com o A3 Sportback.

O esportivo ainda traz rodas de alumínio fundido de 19 polegadas com cinco raios e pneus 235/35. Os discos de freios ventilados internamente têm 370 mm de diâmetro na frente e 310 mm atrás. As áreas de fricção dianteiras possuem design ondulado para redução de peso e são perfuradas para permitir o máximo de dissipação de calor. Elas são conectadas por pinos a coberturas de alumínio e seguras por pinças fixas de oito pistões pintadas de preto com logos RS.

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Nas concessionárias brasileiras, o modelo tem preço sugerido de R$ 290.990,00.

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