Novas tecnologias para um diesel mais limpo

Na corrida contra o aquecimento global, especialistas norte-americanos desenvolveram novas tecnologias que reduzem o impacto ambiental do diesel na atmosfera. A edição de abril de Scientific American Brasil descreve o diesel com teor ultrabaixo de enxofre e escapamentos que purificam a fuligem e óxido de nitrogênio (maiores causadores de “smog” ou mistura de fumaça e nevoeiro, e da chuva ácida).

O “diesel verde” contém 97% menos enxofre, componente natural do petróleo que danifica os escapamentos, fazendo com que o motor libere substâncias agressivas ao meio ambiente em maior quantidade. A outra tecnologia criada pelos americanos reside na instalação de uma espécie de filtro nos escapamentos. Novos modelos já trazem os catalisadores de óxido de nitrogênio e fuligem em seus sistemas de descarga. A Honda, por exemplo, anunciou que em 2009 disponibilizará no mercado um sistema com taxas de conversão de NOx de 90%, que dispensa a adição de agentes redutores.

A Volkswagen, Audi, BMW, General Motors, Ford e PSA Peugeot Citroën também planejam lançar seus veículos a diesel mais limpos nos próximos anos.

Para saber mais sobre a Scientific American Brasil, acesse www.sciam.com.br

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php