A Scania lança oficialmente no Brasil uma nova geração de caminhões, com chegada às concessionárias prevista para fevereiro de 2019. A nova linha é fruto de investimento de R$ 2,6 bilhões até 2020 para a produção em São Bernardo do Campo/SP, que será responsável por abastecer os mercados da América Latina.
As cabines são totalmente novas por dentro e por fora. Da linha atual, a Scania passará de 7 opções para 19 tipos de combinações das novas cabines P, G, R, além da estreante S. Junta-se à novas cabines o pacote XT, formado por componentes específicos para pisos irregulares e também indicados para operações fora-de-estrada.
As alternativas de teto serão baixo, normal e alto. A cabine S é uma das principais novidades para a América Latina, pois estreia o piso plano, dando maior liberdade de movimentação na cabine.
Novos motores
Nos novos modelos, os motores foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões, além de contarem com novos sistemas de gerenciamento inteligentes.
A nova linha traz, ainda, como novidade a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Dessa forma, ele está ainda mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro.
Também foram aperfeiçoados componentes como o tanque de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), o sistema de SCR (Redução Catalítica Seletiva), os cabeçotes, as tampas de válvulas, o sistema de filtragem de combustível e as bombas de baixa e alta pressão.
Mais potência e menor consumo
A gama de propulsores terá novidades: 220, 280, 320, 410 e 500 cv. Além disso, o Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cv. Outra novidade está na chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado.
A nova geração de caminhões terá quatro tipos de motores: 7 litros (220, 250 e 280 cv de potência – torque de 1.000 a 1.200 Nm), 9 litros (280, 320, 360 cv – torque de 1.400 a 1.700 Nm), 13 litros (410, 450, 500 e 540 cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700 Nm) e 16 litros (V8 de 620 cv e 3.000 Nm de torque).
Segundo a fabricante, a economia de diesel poderá ser de até 12% na comparação com o antecessor. Os novos motores garantem até 8% de redução de consumo, enquanto o desenho externo da cabine (mais aerodinâmico) e as melhorias no sistema de controle de cruzeiro (Scania Opticruise) são responsáveis, cada um, por 2% de redução.
Outra novidade é que a Scania está introduzindo o lay shaft brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise. Graças ao freio do eixo, a caixa de câmbio GRS905 realiza a troca em 0,4 segundos, o que significa diminuição do tempo de troca de marcha pela metade. O recurso não só reduz o tempo de mudança de marcha, mas também contribui para que a pressão do turbo seja mantida.
Gostaria de saber qual a função do cilindro de ar entre a tração e o truck do caminhão?
Percebi que no modelo s450 há um tipo de cilindro por cima dos Paralamas.
Quanto custa a revista anual do.mecanico
Scania ja nos permite otimos caminhões, so fico imaginando com toda essa nova tecnologia.
sonho alto com uma maquina dessa pro meu trabalho, mas um dia meu sonho se realizara.
Geralmente tudo que venha contribuir para que a gente viva melhor neste mundo e sempre bom e os caminhões também venho fazendo seu papel fundamental é muito bom ter coisas novas para nos atender o nosso dia a dia