A picape da a marca italiana continua equipada com família de propulsores E.TorQ, mas ganhou qualidades na estética e uma versão exclusiva com três portas
Pode ser para o trabalho ou para o lazer, mas uma picape leve sempre tem o seu charme, ainda mais quando vem com novidade. Líder de mercado no segmento, a Fiat inovou mais uma vez, depois de ter lançado uma versão cabine dupla com quatro portas, agora a marca trouxe a picape com uma versão de três portas. Pra que? Para ser diferente e para oferecer o modelo que o consumidor quer.
A Nova Strada 2014, apresentada ainda me outubro, ganhou alterações no design externo, sem perder as características que consagram o modelo lançado pela primeira vez em 1998. Ao todo, são três versões de cabine e três versões de motorização: Fire 1.4 Flex Working (cabine curta, estendida e dupla), EtorQ 1.6 16V Flex e a Adventure E-torQ 1.8 16V Flex (cabine estendida e dupla). Testamos a versão Adventure 1.8 16V Flex com três portas e vamos desmembrar o que há por baixo do capô desta versão.
O Motor E-Torq 1.8l caracteriza-se pelo torque em baixas rotações aliado a redução de emissão de poluentes, economia de consumo e baixo nível de ruídos e vibrações. A fabricante explica que 70% dos itens do propulsor são novos, incluindo bloco, virabrequim, pistões, bielas, valvetrain, coletor de aspiração, injeção eletrônica, volante do motor, tampa de válvulas, junta do cabeçote, bomba d’água, direção hidráulica, bicos injetores, entre outros.
Os pistões foram aperfeiçoados e grafitados com menor peso e saias assimétricas e o trem de válvulas roletado, proporcionando menos atrito entre os cilindros. As novas bielas são sinterizadas, forjadas e fraturadas, os anéis são do tipo low friction (baixa fricção) de baixa carga tangencial, que de acordo com a fabricante, estão entre os de menor massa e atrito do mercado para esta faixa de cilindrada.
O bloco do motor tem as fixações do cabeçote desvinculada das camisas dos cilindros, com intuito de diminuir a deformação das camisas, assim como as roscas que estão situadas na parte inferior das camisas d’água, formando uma ligação entre as camisas e a parte externa, afastada do cabeçote. Esta configuração permitiu a redução das deformações das camisas impelidas pelo nível de torque do cabeçote, proporcionando redução de atrito e consumo de óleo.
A redução de ruído e atrito também é condicionada ao fato do isolamento da corrente de transmissão (front end), o virabrequim de oito contrapesos, a simetria de fluxos entre os quatro ramos do coletor de aspiração, o desenho dos condutos do cabeçote e das câmaras de combustão.
O propulsor 1.8l 16v Flex abastecido com etanol confere a potência de 132 cv na rotação de 5.250 rpm e torque máximo de 18,9 kgfm a 4.500 rpm. Com gasolina a potência atinge 130 cv a 5.250 rpm e torque de 18,4 kgfm na faixa de rotação de 4.500 rpm. O resultado dessa fórmula é um carro rápido, que por ser leve, ou melhor, quando não está carregada, é bastante ágil e versátil. A turma mais jovem adora pela performance que oferece e os que usam para o trabalho ganham em produtividade. Só não é lá muito econômico.
O modelo oferece dois tipos de transmissão, a manual, com cinco velocidades à frente e uma à ré, e a do tipo automatizada, chamada de Dualogic Plus, que permite troca no modo automático ou de maneira sequencial, usando a alavanca de câmbio ou a borboletas. A tração é dianteira com juntas homocinéticas. Já a direção é hidráulica, bem macia e suave, mas que como todo carro da Fiat tem o esterçamento bastante curto.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson com barra estabilizadora, rodas independentes e molas helicoidas enquanto o eixo traseiro tem eixo transversal do tipo beam, roda rígida e molas feixe de lâminas. De acordo com a Fiat, a caçamba ganhou oito centímetros de altura, conferindo 18% a mais capacidade de volume de carga do que seu antecessor. A cabine estendida ganhou mais 110 litros de capacidade, enquanto a cabine dupla aumentou seu volume em 100 litros.
Em relação ao visual, a terceira porta que dá acesso a parte traseira da versão cabine dupla, abre para trás sem necessidade de utilizar a coluna central. Alguns itens de série do utilitário são distribuição eletrônica de frenagem (EBD), ar-condicionado, vidros elétricos, airbag dianteiro para motorista e passageiro, bancos e cintos de segurança com ajuste de altura, fixação de carga na caçamba, bússola, computador de bordo, faróis de neblina, retrovisor interno etc.
Ficha técnica
Motor
Cilindrada: 1.8l
Combustível: Etanol/ Gasolina E22
Potência máxima: 132cv @ 5.250rpm (etanol)
130cv @ 5.250rpm (gasolina E22)
Torque máximo: 18,9kgfm @ 4.500rpm (etanol)
18,4kgfm @ 4.500rpm (gasolina E22)
Diâmero x Curso: 80,5 mm X 85,8 mm
Taxa de compressão: 11,2 : 1
Emissões: Proconve F-V
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção: Magneti Marelli, multiponto, sequencial
Transmissão
Relações de transmissão
Manual
1ª – 4,273
2ª – 2,316
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,872 (0,919 – Dualogic)
Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial: 4,067
Freios
Serviço: Hidráulico com comando a pedal e ABS
Dianteiro: A disco ventilado (Ø de 284 mm), com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Direção
Direção hidráulica: Mecânica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 11,3 m
Suspensão
Dianteira McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, com amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
Traseira Eixo rígido tipo Ômega, Hidráulicos, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola parabólica longitudinal