O setor da reparação automotiva vai ganhar no ano que vem mais uma ferramenta que vem para assegurar a qualidade nos serviços prestados nas oficinas mecânicas pelos profissionais da categoria. Trata-se de uma Norma específica para a qualificação da profissão de mecânico de veículos automotores, elaborada por uma Comissão de Estudos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com o objetivo de estabelecer requisitos para a profissão e definir suas atribuições e atividades.
A comissão foi criada em abril de 2007 e contou durante toda a sua trajetória com a colaboração de um grupo de representantes de várias instituições – Anfavea, IQA, Sindirepa-SP, Sindipeças, AEA, SENAI e Sindimotor- ; além de executivos das áreas de treinamento de montadoras, fabricantes de autopeças e de equipamentos; escolas do setor; mecânicos; e outros profissionais envolvidos com a reparação.
Foram realizadas reuniões mensais que resultou em um Projeto de Norma para a qualificação da profissão, respaldado em requisitos mínimos para se oferecer trabalhos mecânicos de qualidade e a garantia de segurança para o consumidor. O projeto foi encaminhado para a Consulta Pública em agosto, passou por votação, foi aprovado, revisado e deve ser encaminhado para a ABNT para a publicação da Norma no mês de janeiro.
De acordo com o coordenador do CB-05 da ABNT e Diretor de Normalização do Sindirepa-SP, Salvador Parisi, além de valorizar a profissão de mecânico, a Norma vai enriquecer muito a imagem do setor entre os consumidores. “O setor tem que se mobilizar para acompanhar a tecnologia dos veículos atuais e a Norma vem para ajudar nesse sentido. Os mecânicos terão que se ajustar ao perfil da Norma, foi elaborada para melhorar o nível de capacitação dos que estão chegando sem prejudicar os mais velhos que já estão atuando por mais tempo no setor”, finaliza.