O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, alerta para a correta reparação do sistema de airbag, equipamento obrigatório em veículos leves fabricados a partir de 2014 e item cada vez mais presente na frota brasileira. De acordo com a entidade, o reparo do airbag requer o uso da norma NBR 14828/ 2002 – “Procedimentos de Segurança para Manutenção em Veículos Equipados com Bolsa Inflável (airbag)”.
O gerente de Certificação de Serviços Automotivos do IQA, Sérgio Ricardo Fabiano, afirma que o atendimento à norma garante segurança aos profissionais de reparação. “O equipamento exige atenção redobrada para manuseio e remoção, porque descargas de energia espontâneas ou curtos-circuitos podem causar a deflagração e a explosão da bolsa e, por consequência, sérios danos aos reparadores”, afirma.
A norma NBR 14828/ 2002 apresenta requisitos técnicos específicos para o reparo dos componentes, em relação a ferramentas, procedimentos e conhecimentos técnicos, além de requisitos básicos destinados a qualquer oficina, afirma o IQA. Outra vantagem do atendimento à norma para os centros de reparação é evitar prejuízos financeiros. “Em caso de erros durante a manutenção, a oficina precisará repor o equipamento ao cliente. Alguns modelos depois de deflagrados necessitam da substituição de diversos componentes para o correto funcionamento, o que é bastante custoso”, alerta Sérgio.
Sim, o Câmbio é o mesmo utilizado no GM Cruze. Com relação a falhas recorrentes, ainda não temos histórico sobre os modelos, devido a estarem recentemente em nosso mercado. Revista O Mecânico.
Gostaria de saber se o câmbio automático da mini van spin é o mesmo do cruze e se a manutenção é caro ou barato.