Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nissan Versa: suspensão macia e espaço para a família

Sedã compacto aposta no espaço interno e na suspensão macia para conquistar os pais de família. Modelo oferece direção elétrica progressiva desde a versão básica

Fernando Lalli

De alguns anos para cá, um novo segmento surgiu no mercado nacional: o dos sedãs familiares com motor e preço de carro compacto, mas tamanho de carro médio/grande. A equação perfeita para agradar quem precisa de espaço para levar a família pra cima e pra baixo. O filão se confunde com os sedãs pequenos que habitam a frota nacional há décadas, mas essa tendência com foco maior no custo/benefício é recente. Entre os que disputam essa faixa do mercado, estão modelos que vão bem nas vendas: Fiat Grand Siena, Chevrolet Cobalt, Chevrolet Classic, Renault Logan, VW Voyage… O mercado está tão aquecido que a Volkswagen anunciou que, em 2014, o VW Santana voltará em uma nova encarnação com motor 1.6, pronto para embolar a briga.

12542

Definitivamente, não é uma vida fácil para o Nissan Versa. O sedã compacto da marca japonesa aposta no amplo espaço interno, no preço e no conforto ao dirigir para galgar degraus nos rankings de vendagem. Todas as versões do modelo são equipadas com o motor HR16, que equipa outros modelos da linha Nissan. O conjunto 1.6 flex de 16 válvulas com comando variável de abertura de válvulas através de variador de fase (CVVTCS) é capaz de gerar 111 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque de 15,1kgfm a 4.000 rpm – números iguais para o carro abastecido com etanol ou gasolina.

12543

Em todas as versões, o modelo dispõe de câmbio mecânico de 5 marchas, airbag duplo, direção elétrica, travas elétricas e alarme. A versão básica é oferecida a partir de R$ 36.590. Com ar-condicionado, no entanto, o preço pula para R$ 39.390. O ABS só vai aparecer como equipamento de série na versão top de linha, SL, que dá outro salto de preço: R$ 44.190.

Produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes no México, o Nissan Versa é o segundo produto derivado da Plataforma V, a mesma que dá origem ao compacto March. Apesar disso, a montadora destaca que o Versa foi desenvolvido como um sedã, e não como a adaptação de um hatchback compacto. E isso pode ser provado nas medidas do modelo: espaço entre-eixos de 2.600 mm, 4.455 mm de comprimento e 1.695 mm de largura. Já o porta-malas comporta 460 litros.

12544

Direção suave

Em um carro com claras intenções de conquistar o pai de família que precisa levar mulher e filhos a bordo, a ausência da opção de câmbio automático – ou pelo menos uma opção automatizada – pode se revelar uma bola fora por parte da estratégia da Nissan. Mas o (para alguns) incômodo da troca de marchas é compensado pelo conforto da direção elétrica progressiva, que garante uma vida sem muitos esforços para o motorista. A assistência elétrica progressiva à direção faz com que o volante fique mais leve em baixas velocidades, principalmente, em manobras de baliza. Por outro lado, o sistema age de acordo com o aumento da velocidade, deixando o volante mais firme, evitando falsas percepções de perda de aderência dos pneus com o asfalto.

12545

A suspensão é bastante macia, acompanhando a proposta familiar, porém, o carro inclina em curvas mais agudas. A dianteira possui sistema independente tipo McPherson com barra estabilizadora, enquanto a traseira possui eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Assim como o comportamento da suspensão, não há como exigir esportividade do motor 1.6 com o carro cheio. Nada grave, mas o Versa não é o mais rápido entre seus concorrentes diretos. As medidas internas generosas do carro são um convite à lotação máxima, fazendo o carro ir além de seu peso inicial de 1.052 kg (1.069 kg na versão SL).

Vida boa a bordo

A principal atração do Versa é como ele acolhe os ocupantes dentro do habitáculo. Além do espaço generoso, um detalhe interessante é a tecnologia “Comfort Seat” aplicada na confecção dos bancos do modelo. Segundo a Nissan, o tecido aplicado e as extremidades frontais alongadas em 20 mm evitam o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Os bancos dianteiros contam com suportes laterais aumentados, acomodando melhor as costas tanto do motorista (que possui regulagem de altura de série desde a versão básica) quanto do passageiro. A espuma utilizada é de alta densidade e completa o pacote.

12547

Ainda há outras comodidades de série desde a versão básica. Entre elas, a Nissan lista a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel; ajuste de altura da coluna de direção; reservatório de gasolina para a partida a frio que pode ser abastecido sem a abertura do capô; computador de bordo com funções autonomia, média de consumo e consumo instantâneo; alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas, além de travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento. A partir da versão SV, o Versa traz abertura interna da tampa do porta-malas.

Uma comodidade que não está dentro do carro é o programa de pós-venda da Nissan para o modelo. O Versa possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de assistência 24h gratuita por dois anos e preços das revisões programadas tabelados. Pelas revisões programadas até os 60 mil km, a Nissan estipula um preço total de R$ 1.744, valor que a Nissan destaca ser o mais baixo de segmento.

12546

– Ficha técnica

Motor
Tipo: 1.6L, 16 válvulas, CVVTCS (comando variável de abertura de válvulas através de variador de fase), bicombustível (etanol/gasolina), 4 cilindros e acelerador eletrônico
Cilindrada: 1,598 cm³
Potência: 111 cv @ 5.600 rpm (álcool / gasolina)
Torque : 15,1 kgfm @ 4.000 rpm (álcool / gasolina)
Taxa de Compressão: 9,8:1
Diâmetro de curso: 78 x 83,6 mm
Sistema de injeção: Eletrônica Multiponto Seqüencial

Transmissão
Tipo: Manual 5 marchas

Relações de marchas
1ª: 3.727
2ª: 2.047
3ª: 1.392
4ª: 1.029
5ª: 0.820
Ré: 3.545
Diferencial: 4.070

Suspensão
Dianteira: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais

Freios
Dianteiros: Discos ventilados com 260 mm de diâmetro
Traseiros: Tambor, com 203 mm de diâmetro

Rodas e Pneus
Rodas: Aço, 15″ (S, SL) e Liga leve, 15″ (SV)
Pneus: 185/65 R15
Bitola dianteira: 1.480 mm
Bitola traseira: 1.485 mm

Dimensões e capacidades
Comprimento: 4.455 mm
Largura: 1.695 mm
Altura: 1.514 mm
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Porta-malas: 460 litros
Tanque de combustível: 41 litros
Tanque auxiliar de partida a frio: 0,5 litro

Direção
Tipo: Elétrica com assistência variável
Diâmetro de giro: 10,6 m

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php