A Nova Nissan Frontier, derivada da Pathfinder, chega ao Brasil na versão completa SEL cabine dupla, tração 4×4 com seletor eletrônico e motor turbo-diesel Common Rail de 172 cv de potência e 41,1 kgf.m de torque, que segundo a marca é o de melhor performance da categoria. O veículo vem equipado com dois tipos de transmissão, com caixa manual de seis marchas e automática de cinco velocidades.
O modelo é importado da Tailândia, país que de cada 10 veículos vendidos seis são picapes. A Nova Nissan Frontier também é produzida nos Estados Unidos e na Espanha, locais de onde vieram no fim do ano passado 200 unidades para análise de mercado. A nova versão foi lançada na Europa em março de 2005, no Salão de Genebra, e no primeiro ano de vendas conquistou 25% do mercado de picapes médias na Europa, com mais de 45 mil unidades vendidas. Na Espanha e na Tailândia, o modelo recebe o nome de Navara.
A picape possui 5,23 metros de comprimento por 1,85 metro de altura, possui espaço para até cinco adultos e a capacidade de carga é de 1.020 quilos na versão com câmbio manual e 1.015 quilos na automática. O motor escolhido para o mercado brasileiro é identificado pela sigla YD25ETi e se trata de um quatro cilindros turbo-diesel Common Rail de 2,5 litros de capacidade cúbica e 4 válvulas por cilindro.
Todas as versões são dotadas de tração 4×4 com reduzida acionada eletronicamente por meio de seletor no painel. O engate da tração pode ser feito com o veículo em movimento com uma velocidade de até 100 km/h e é tão simples quanto acionar o comutador dos faróis. A reduzida só pode ser engrenada com a picape parada, pois uma trava no seletor impede o acionamento com o veículo em movimento.
O modelo está disponível nas 65 concessionárias da marca distribuídas em 26 Estados e no Distrito Federal e a garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.