Nissan introduz novo processo de fabricação de sede de válvulas

Novo motor 1.5 turbo da marca vai utilizar a tecnologia

 

 

A Nissan anunciou a adoção do processo de fabricação chamado de “cold spray” nas sedes de válvulas de seu novo motor 1.5 turbo. O uso da tecnologia será a primeira aplicação desse processo em motores automotivos em todo o mundo.

 

Sede de válvula convencional

 

Nos motores convencionais, o desenho do duto de admissão tem limitações devido à necessidade de se utilizar sedes de válvulas prensadas e sinterizadas, o que restringe a geometria ideal para o fluxo de ar. Porém, ao desenvolver sedes aplicadas diretamente na superfície do cabeçote por meio do “cold spray”, é possível criar um canal de admissão com melhor fluxo, além de melhor dissipação térmica na região das válvulas.

 

Sede de válvula com tecnologia “cold spray”

 

O processo “cold spray” consiste em pulverizar pós metálicos em velocidades supersônicas sobre a liga de alumínio do cabeçote, criando uma camada sólida e mais aderente sem derreter o material-base. Como a aplicação ocorre em temperaturas abaixo do ponto de fusão dos metais envolvidos, é possível evitar a formação de porosidade excessiva, resultando em uma camada mais resistente e durável.

 

Fluxo de ar de válvula convencional

 

Para possibilitar essa aplicação, a Nissan desenvolveu uma nova liga de cobre sem cobalto de alta condutividade térmica, além de bicos de pulverização específicos e sistemas de controle de qualidade que utilizam inteligência artificial.

 

Fluxo de ar de válvula com tecnologia “cold spray”

 

Por fim, o primeiro motor a utilizar a tecnologia é o novo 1.5 turbo de código ZR15DDTe, desenvolvido para funcionar como gerador na terceira geração do sistema híbrido e-Power, onde o sistema “cold spray” é uma das tecnologias que ajuda o propulsor a alcançar 42% de eficiência térmica.

 

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