A Nissan Motor Co. desenvolveu uma tecnologia de abertura automática do capô para reduzir os ferimentos na cabeça em eventuais impactos com pedestres. O conceito, denominado Pop-up Engine Hood, é baseado em criar mais espaço entre o pedestre e o motor, evitando a colisão do pedestre com objetos mais resistentes. A tecnologia equipará o novo Skyline que será lançado no próximo outono no Japão.
Para desenvolver esse equipamento de segurança, as condições dos veículos são estudadas em seis estágios, desde a direção “normal” até as condições do carro pós-acidente. A partir daí, soluções de segurança são introduzidas em cada um dos estágios para melhorar a segurança do motorista e dos passageiros. Mundialmente, a Nissan está comprometida em produzir veículos mais seguros. No Japão, a companhia tem a meta de reduzir, até 2015, o número de mortes ou feridos graves em acidentes envolvendo veículos da marca aos níveis de 1995.
A Nissan explica que produz no Brasil desde 2002, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais (PR). Os produtos nacionais juntamente com a linha de importados – Tiida, Novo Sentra, Pathfinder, X-TRAIL, 350Z (câmbio manual e automático) e Murano – formam uma gama de automóveis capaz de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e design e satisfazer os diversos perfis de clientes. Além do recém-lançado Nissan Tiida, o próximo lançamento aguardado para 2007 é a nova picape de luxo da marca.