A Nino Faróis, fabricante de produtos para iluminação automotiva, estará presente na 29ª Feira do Carreteiro, para realizar gratuitamente a regulagem dos faróis e a troca das lâmpadas dos caminhões pelas Truck Star, da Osram. O serviço estará disponível nos dias 16, 17 e 18 de julho, das 9h às 18h, no espaço Truck Service, em frente ao centro exposições da mostra.
Na ocasião, um técnico da empresa irá avaliar os caminhões com o auxilio de um alinhador de faróis, aparelho que possui demarcação para regular a direção da luz e realizar ajustes necessários. Para Lázaro Moraes, engenheiro de desenvolvimento da Nino Faróis, é importante esse tipo de revisão, principalmente devido a restrição de circulação de caminhões durante o dia na capital paulista, que aumenta o fluxo noturno e a necessidade da utilização do farol. E caso desregulado, prejudica a visibilidade e ainda pode causar acidentes e punição com multa e pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Data e local do evento:
dias 16 a 19 de julho de 2008, no Pátio da Basílica de Aparecida/SP, acesso pelo km 71 da rodovia Dutra. O estacionamento é grátis para caminhões.
– Dicas em caso de neblina
O engenheiro Lázaro Moraes explica que nos dias de nevoeiro muito baixo, para veículos que não possuem auxílio dos faróis de neblina, o ideal é manter apenas as lanternas acesas. O intuito é melhorar a visibilidade dos demais veículos e da via. “A percepção do movimento, em conjunto com a luz, torna o veículo melhor visto e evita acidentes”, orienta o profissional.
Para os veículos que possuem faróis de neblina o correto é mantê-los acesos com as lanternas. “A névoa fica suspensa e não toca a pista e como o facho de neblina é projetado por baixo da densidade da massa de ar nebulosa – e não sobre ela – o motorista vê a pista iluminada, auxiliando a condução. O importante é nunca utilizar o facho alto durante o nevoeiro, porque ele reflete na neblina e prejudica a visão”, aconselha.
A neblina acontece quando há condensação do vapor de água e forma-se um nevoeiro de pouca intensidade, onde a visibilidade é menor que mil metros. Por isso, o fenômeno climatológico é uma preocupação a mais para motoristas que vivem nas estradas ou saem muito cedo de casa especialmente no inverno. Nesta época, quando as manhãs são mais nebulosas, há a necessidade de atenção redobrada, e a iluminação dos faróis deve estar de acordo, pois podem atrapalhar a visualização das vias.