A Nino Faróis orienta que dirigir à noite com facho de farol desregulado é infração grave, resulta em multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na carteira de habilitação e ainda pode ter o veículo retido para regularização. Para evitar problemas, a fabricante de produtos para iluminação automotiva para linhas leve, pesada e auxiliares dá dicas de como manter os faróis do carro regulados e fazer a regulagem em casa.
De acordo com Lázaro Moraes, engenheiro de desenvolvimento da empresa, o farol danificado é fácil de ser detectado visualmente e os defeitos mais comuns são lentes foscas devido à areia ou ao vento, ou por causa de produtos químicos que costumam danificar lentes de plástico e não são recomendados em lavagens. Desplacamento ou fosqueamento da parte espelhada do refletor são ocasionadas em faróis com infiltração de água, mas se a água acumulada ou vapor sumirem, não há necessidade de troca do farol. Em caso de pequenas colisões, mesmo se o farol não estiver visivelmente afetado, é recomendada atenção ao facho de luz. Se o facho trepidar é porque algo se soltou ou quebrou e, portanto, há necessidade de substituição dos faróis.
– Para checar a regulagem
O facho de referência para a regulagem do farol é sempre o facho baixo e, portanto, deve iluminar para baixo. Faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente. Para uma rápida verificação, o motorista pode colocar em prática um pequeno truque:
1. À noite, em uma pista plana, com o facho baixo aceso e não a lanterna (à noite, muitos acendem somente as luzes de posicionamento), repare no facho projetado em um veículo que está à frente.
2. O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminação é projetada na parte de baixo e sem iluminação na parte de cima.
3. Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinação para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas.
4. Observe primeiro as linhas horizontais, sendo que ambas devem estar alinhadas. Uma mais alta que a outra indica que o farol está desregulado. O correto é que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo.
5. Quando o veículo da frente “andar”, note se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou manter-se alinhado é necessário regulá-lo.
-Como regular
1. Com o carro parado em um local plano e com os pneus calibrados, faça uma marca na parede com as medidas dos centros dos faróis, esquerdo e direito, com a distância exata até o solo.
2. Recue o veículo para trás o máximo possível sem girar a direção. A distância mínima de recuo é de três metros, mas a ideal é de cinco metros.
3. Uma outra marca deve ser feita, descendo um centímetro da marca original para cada metro recuado.
4. Em duas folhas de papel sulfite, faça uma linha horizontal do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.
5. Cole o papel de maneira que o vértice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências exatas para a regulagem do farol.
6. Acenda o facho baixo e localize os parafusos de regulagem.
7. Em cada farol existem sempre dois parafusos: um para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.