A Nino Faróis alerta sobre os perigos da substituição incorreta das lâmpadas e explica que os faróis dos automóveis são projetados para acoplarem uma lâmpada de 55 Watts. Porém, é comum motoristas substituírem a peça original ou recomendada pelo manual do fabricante por um lâmpada de 100w.
O coordenador de desenvolvimento da empresa, Lázaro Moraes, não recomenda o procedimento, e explica que a lâmpada de 100w cria uma falsa impressão de mais luminosidade. Acrescenta, ainda, que a troca da lâmpada não duplicará a luz, mas sim quadruplicará o ofuscamento, já que a luz se espalha pela via, prejudicando a visibilidade do condutor e dos demais motoristas.
Além disso, o uso incorreto da lâmpada pode ocasionar o fosqueamento do refletor, além de danos mais severos como o superaquecimento do conjunto óptico, provocando o derretimento do mesmo ou ainda provocar um curto circuito na parte elétrica do veículo. Quando utilizadas as lâmpadas corretas, a iluminação supera a opção de 100W.
“É importante sempre utilizar peças indicadas pelos fabricantes dos veículos. Isso mantém a qualidade da iluminação, sem causar maiores danos, inclusive financeiro. Afinal, esse tipo de substituição, de 55W por 100W, nem sempre é mais em conta, além do risco de danos ao equipamento. O que pode gerar um prejuízo ainda maior”, explica. Outro ponto importante destacado pela empresa é a importância de manter os faróis sempre regulados.