A NGK alerta para as formas corretas de manusear os cabos de ignição no motor Zetec Rocam, da Ford, com recomendações simples para garantir uma ignição sem falhas. O cabo de ignição é responsável por conduzir a alta tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas, sem permitir fugas de corrente.
O cabo deve ser manipulado por meio da região da empunhadura (terminais) e nunca pelo fio. Também não é recomendado utilizar ferramentas para removê-lo, pois podem ser inadequadas. É importante lembrar que a força aplicada, tanto para a conexão quanto para a remoção, deve ser no mesmo sentido da vela de ignição. Para facilitar a desinstalação, gire o terminal antes de retirar o cabo.
“Muitas vezes, problemas identificados nos automóveis são conseqüências do manuseio incorreto de alguns componentes, como o exemplo dos cabos de ignição nos motores Zetec Rocam. É essencial sempre ficar atento às instruções de instalação e utilizar o cabo específico para cada modelo de automóvel”, afirma Ricardo Namie, chefe de Assistência Técnica da NGK.
Os cabos de ignição produzidos pela NGK são resistivos e homologados pelas montadoras. São bons supressores de ruídos e interferências, além de possuírem resistência mecânica e a ataques de combustível, óleo e água. Por conta disso, contam com durabilidade em condições extremas de temperatura e alta tensão. Ótimos condutores elétricos, os cabos asseguram uma ignição sem falhas e conseqüente economia de combustível.