A NGK está presente no Salão Duas Rodas 2015 expondo suas mais modernas tecnologias em velas de ignição, sensores de oxigênio e terminais supressivos, utilizadas nas mais importantes competições esportivas internacionais, como a MotoGP, onde é fornecedora oficial de velas de ignição para Yamaha, Ducati, Honda e Suzuki, além das equipes independentes do campeonato.
“As velas de ignição da NGK têm contribuído para a conquista do título durante 26 anos consecutivos na principal categoria da Moto GP, atestando a nossa posição de maior especialista em velas de ignição do mundo”, informa Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK do Brasil, que atende às principais montadoras de motocicletas do Brasil e ao mercado de reposição.
O principal destaque da NGK no Salão são as velas Iridium, que, segundo a fabricante, oferecem desempenho superior, melhorando a eficiência de queima do motor, economia de combustível, redução da emissão de poluentes e estabilidade de marcha lenta. Também proporcionam partidas mais fáceis, menor possibilidade de falhas de ignição e maior durabilidade quando comparadas às velas convencionais, podendo, em muitos casos, ter vida útil até quatro vezes superior, garante a NGK.
A NGK também apresenta seus terminais supressivos, que têm como função conduzir a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, sem permitir fuga de corrente. São projetados com resistência a altas temperaturas, tensão, ao ataque de combustível e solvente, explica a empresa. Em caso de problema na peça, a motocicleta apresentará perda de potência, falhas no motor e aumento no consumo de combustível e níveis de emissões elevados. O terminal colorido da NGK está disponível em azul, amarelo e vermelho. Essas peças têm a mesma função do terminal supressivo tradicional, porém o colorido permite a personalização da motocicleta.
Também está exposta a linha sensores de oxigênio para o mercado de reposição. O componente é responsável pela análise da condição da queima de combustível e tem a função de detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura ar e combustível à unidade de controle do veículo (ECU). O sensor compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão.
A vela de ignição tem a função de conduzir corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em centelha para inflamar a mistura ar e combustível. O componente também permite a dissipação do calor gerado na combustão. Uma vela com a vida útil ultrapassada, por exemplo, e que ainda esteja sendo utilizada, pode comprometer terminal, bobina e CDI, avisa a NGK.
Serviço
Salão Duas Rodas
Data: de 7 a 12 de outubro
Horário: das 14h às 22h; segunda-feira, das 11h às 19h (entrada até às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo (SP)
Estande NGK: Rua H, número 600