A linha 2009 do Honda New Civic chega em sua 12ª versão nacional com uma série de aprimoramentos mecânicos e visuais, que o deixaram mais bonito, mais esportivo e mais avançado tecnologicamente. As modificações foram realizadas em todas as versões da gama – LXS (manual e automática), EXS (automática) e Si, a mais esportiva – e são mais marcantes no design do modelo.
Com a reestilização, o desenho da parte frontal do Civic ganhou com um ar mais arrojado, com características de esportividade e de requinte que se misturam às linhas harmoniosas do conjunto. Os pára-choques apresentam entradas de ar nas extremidades e a grande central cromada ficou maior, com contornos mais agressivos.
Por dentro, a Honda priorizou o conforto e a segurança dos ocupantes, incorporando itens recursos como piloto automático como equipamento de série. Outra novidade exclusiva na linha EXS é a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que assegura estabilidade ao veículo. Outros atributos que completam o modelo são o ar-condicionado digital, câmbio automático com paddle-shift na versão EXS (do tipo borboletas), volante com multifunções, porta-objetos, etc.
Em termos de desempenho, a Honda decidiu manter o pacote mecânico já consagrado do modelo: o motor i-VTEC 1.8 l SOHC Flex, capaz de desenvolver 140 cv a 6.200 rpm com álcool e 138 cv quando abastecido com gasolina. Já o torque chega a 17,5 kgfm a 5.000 rpm com gasolina e 17,7 kgfm a 4.300 rpm com uso exclusivo de álcool.
Um dos destaques do propulsor é o sistema de válvulas de duplo comando variável controlado eletronicamente, que garante o torque alto num intervalo grande de rotação. Como medida de segurança, a Honda adota um reservatório de gasolina (subtanque) posicionado acima do pára-lama dianteiro direito, longe do motor, onde é colocado nos outros modelos.
Na versão esportiva Si, os atrativos vão além do visual, já que o motorista procura desempenho e performance. Para isso , conta com o potente motor i-VTEC 2.0l DOHC, que alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1.
A linha 2009 do New Civic está disponível na rede de concessionárias da marca em diversas cores: Cinza Spectrum Perolizado, Verde Deep Perolizado e Preto Cristal Perolizado, o modelo será comercializado em Branco Taffetá Sólido, Dourado Poente Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Prata Global Metálico e Cinza Palladium Metálico. O modelo Si pode vir nas cores Vermelho Rally Sólido, Preto Nighthawk Perolizado e Prata Global Metálico.
Os preços sugeridos são os seguintes:
New Civic LXS MT Flex – R$ 64.365,00
New Civic LXS AT Flex – R$ 69.340,00
New Civic LXS MT c/ couro Flex – R$ 65.990,00
New Civic LXS AT c/ couro Flex – R$ 70.955,00
New Civic EXS AT Flex – R$ 83.810,00
Civic Si MT – R$ 96.965,00