Viagem Segura: Não pare na pista

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Sistema elétrico do veículo também entra na conta da revisão de férias; veja dicas valiosas para não deixar seu cliente na mão

 

Geraldo Tite Simões
Arquivo

 

Amigo mecânico, as férias escolares estão a pleno vapor e o trabalho na sua oficina deve estar também. Quem se planejou, está cheio de serviço – mas, como é de praxe, a maioria dos seus clientes sempre leva o carro de véspera para a sua avaliação. Assim, junto com o lucro vem a loucura de atender a todos e a responsabilidade de executar um trabalho sem falhas: ninguém quer ser o culpado de as férias do seu cliente acabarem com o carro em cima de um guincho, não é?

 

Nas duas edições anteriores, falamos sobre diversos itens que precisam estar na prioridade da revisão de férias e, nesta edição, não é diferente. Um dos campeões na arte de destruir as férias do seu cliente é o sistema elétrico. Alguns motoristas simplesmente se esquecem de verificar até a bateria que hoje é responsável pelo funcionamento do carro. Vamos dividir o sistema em cinco partes para constar na sua checklist:

 

Bateria

 

Hoje em dia, é um componente vital, porque com tanta eletrônica embarcada, se a bateria falhar, o carro nem sai do lugar. É cada vez mais comum a bateria selada, que dispensa manutenção, e ela deve ser sempre recomendada aos clientes pela maior confiabilidade. No entanto, o que os motoristas esquecem é que as baterias têm ciclos de carga e descarga e que, depois de uma quantidade de ciclos, ela não recupera mais a capacidade de recarregar. Portanto, é preciso conferir se a carga da bateria ainda é suficiente e recomendar a troca se necessário. No caso das baterias comuns, é preciso verificar o nível da solução e completar se necessário.

 

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Luzes

 

Na maioria dos carros atuais, existem luzes de advertência no painel que indicam se alguma lâmpada queimou. A mais comum de queimar sem que ninguém perceba é a luz da placa, que pode gerar até multa. Faça uma inspeção completa nas luzes, inclusive as internas. Aproveite para regular os faróis, que é outro detalhe esquecido.

 

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Módulo eletrônico

 

Por ser um componente lacrado, não tem outra manutenção que não seja a substituição. Por meio de leitores digitais, é possível analisar se há algum problema no conjunto de injeção ou ignição.

 

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Cabos e velas

 

Atualmente as velas são melhores, por isso duram muito mais. Mesmo assim, é preciso verificar quando foi a última troca. Verifique se não há fuga de corrente pelos cabos e, também, a sua resistência. O mau funcionamento das velas e cabos pode causar, além de consumo exagerado de combustível, comprometimento da sonda lambda, levando a prejuízos ainda maiores.

 

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Sonda lambda

 

É um componente mais ligado à alimentação/exaustão, mas por ser atrelada à injeção eletrônica vamos considerá-la como do sistema elétrico. Também é um item esquecido pela maioria dos usuários e mecânicos. Devido ao nosso combustível com alto grau de impurezas, essa sonda pode queimar e causar o entupimento do catalisador. Não é um problema que deixará o cliente na mão, mas causa um funcionamento irregular da marcha lenta e até a sobrealimentação, que pode fazer o motor entrar em emergência.

 

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Normalmente, os carros têm uma luz indicadora no painel que acende quando a sonda deixa de funcionar. Como é a mesma luz para a injeção, o ideal é passar um leitor de diagnóstico (scanner) para identificar de onde vem o problema. A troca da sonda é simples e rápida. Já o conversor catalítico, nos carros atuais, pode durar tanto quanto o carro, desde que não seja afetado pelo mau funcionamento da sonda lambda ou por combustível de má qualidade.

 

Então, comece agora mesmo a chamar seus clientes para uma revisão de férias. Programe-se porque, depois que o carro chegar rebocado, a mão de obra e a choradeira podem ser muito maiores!

 

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Painel
De olho nas luzes

 

Assim como nos semáforos, os painéis dos carros tem três cores de luzes indicativas: verde, que significa que está tudo certo, pode seguir adiante; amarela que significa alerta e o motorista deve levar o carro para uma vistoria na oficina e vermelha que quer dizer pare onde estiver e chame um guincho.

 

O problema é que nem todo motorista sabe disso e roda com as luzes vermelhas e amarelas acesas até uma desgraça maior acontecer. Mostre aos seus clientes quais são e o que significam as luzes de advertência porque isso economiza muito aborrecimento no futuro.

 

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Fluidos
Os líquidos

 

São basicamente três: freio, óleo lubrificante e arrefecimento. Um alerta importante é sobre o óleo do motor. Ainda tem gente que acredita que o nível de óleo só diminui se o motor tiver algum problema. Mas o óleo, como qualquer líquido, evapora quando aquecido ao extremo, além de ser consumido pelos anéis do pistão. Portanto, é normal baixar o nível. Apenas recomende ao seu cliente ficar atento para o aumento anormal do consumo e, se for o caso de completar, usar a mesma marca/especificação.

 

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Já o líquido de arrefecimento também evapora, mas ao completar é preciso lembrar-se de usar o aditivo com etileno-glicol. Este líquido também deve ser trocado de acordo com o manual de serviço de cada modelo. Ou quando a aparência ficar turva, com cor de ferrugem. No caso da troca do líquido, é aconselhável lavar internamente o radiador com água corrente antes de completar com água e aditivo.

 

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Aproveite também para verificar a tampa do radiador e a válvula termostática (cebolinha). O óleo de freio/embreagem já foi explicado anteriormente na edição 247.

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