A Nakata está em vias de concluir o processo de certificação de seus amortecedores para atender à determinação da Portaria nº 301 do Inmetro, que impede a fabricação e a importação de amortecedores sem o selo do Inmetro a partir de janeiro de 2013. Distribuidores poderão comercializar amortecedores sem certificação até julho de 2013 e o varejo deverá esgotar seus estoques até julho de 2014. A determinação se aplica a peças destinadas a veículos fabricados a partir de janeiro de 2000.
De acordo com a Nakata, após os ciclos de auditorias para avaliação do processo nas plantas de Diadema, Osasco e Guarulhos, o passo final para a certificação inclui testes de produto para checar requisitos como resistência, corrosão, performance e durabilidade. Em seguida, a empresa deve entregar a documentação técnica ao órgão certificador e aguardar a emissão do certificado pelo órgão certificador e o registro para que seja feita a inclusão do logo do Inmetro na identificação do produto e na embalagem.
O diretor de vendas da Nakata, Sérgio Montagnoli, afirma que a empresa segue especificações rigorosas exigidas pelas montadoras, por isso, não será necessário fazer nenhuma alteração no produto ou no processo de produção para se adaptar ao programa de certificação de qualidade além da inclusão do logo nas peças e embalagens. A previsão da empresa é concluir o processo até o próximo mês de outubro. “A certificação garante ao consumidor a identificação de produtos de qualidade que, no caso dos amortecedores, envolve segurança”, afirma Sérgio.