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Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores

Bucha da bandeja suspensão Nakata

Alguns pontos merecem atenção especial dos mecânicos na hora de fazer a troca dos amortecedores, começando pelo escorvamento antes da instalação

 

A troca de amortecedores pode ser um procedimento comum em muitas oficinas, mas será que você sabe como fazer o procedimento corretamente? Especialista no assunto, a Nakata esclarece alguns pontos de atenção para o mecânico.

Primeiro, a empresa lembra que o sistema de suspensão é composto por diversos componentes, como amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja de suspensão, barra estabilizadora, pivô de suspensão, coxim e batentes dos amortecedores.

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“Os itens do sistema de suspensão requerem alguns cuidados na hora da manutenção. Os amortecedores, um dos principais componentes do sistema de suspensão, já que é responsável por absorver grande parte dos impactos, juntamente com as molas, devem ser escorvados antes da instalação, pois só assim alcançarão a eficiência máxima”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

A primeira dica do técnico é que, após o escorvamento, os amortecedores devem ficar na posição vertical até a montagem para não comprometer essa técnica, que consiste em movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme. “Isto faz com que elimine a presença de ar no tubo interno”, explica.

Outra dica é travar a haste do amortecedor para dar o torque da porca com a chave correta. “Jamais use o alicate de pressão, pois seguramente vai danificar o amortecedor”, alerta.

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Para Silva, é importante que as ferramentas adequadas também sejam utilizadas ao efetuar a troca dos pivôs e terminais. Os kits dos amortecedores, coxim, batente e coifa também devem ser substituídos. Por fim, ele alerta que é importante verificar se o coxim tem posição de montagem para não correr o risco de montá-lo na posição errada.

As recomendações finais incluem:

  • Fazer o aperto final dos pontos de fixação da bandeja ou braço com o pneu apoiado no chão para evitar o deformação ou ruptura da bucha;
  • A porca da junta homocinética deve ser apertada com taquímetro. Nunca use cano prolongador para fazer esse aperto;
  • Sempre alinhe o veículo depois de realizar um reparo nos sistemas de suspensão e/ou direção.

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