Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata cita cuidados na substituição de barras de direção

Especialista da Nakata, Jair Silva afirma que a barra do sistema de direção, precisa estar em boas condições de uso para garantir a segurança do veículo. Para isso, as inspeções precisam ser realizadas de acordo com as recomendações do fabricante. “Desgastes provocam folga na direção, além disso, pode ocorrer o rompimento, interferindo na dirigibilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante de autopeças.

A recomendação da Nakata no momento da substituição da peça é utilizar um componente novo e de qualidade. “Componentes de segurança dos veículos, como o conjunto de barras de direção, não devem ser recondicionados”, ressalta Silva, exemplificando: “A barra lateral é composta por dois terminais, de um lado com rosca e de outro fixo na barra por sofrer grande esforço. Essa configuração não deve ser alterada de nenhuma forma, podendo colocar em risco o veículo e seus ocupantes”.

Desde 2014, a barra de direção é homologada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. “Qualquer empresa que for fabricá-la deve ter a certificação do instituto. Ao substituir uma barra de direção verifique se a peça possui o selo do Inmetro para ter certeza da conformidade e origem do produto”, complementa Jair.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php