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Na CES 2019 ZF mostra o carro autônomo que funciona



Um supercomputador automotivo desenvolvido pela empresa alemã faz com que o robô-taxi seja totalmente operacional

Por: Edison Ragassi, de Las Vegas*
Fotos: Divulgação


Em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 08 a 11 de janeiro, aconteceu o encontro de empresas e desenvolvedores de tecnologia para todos os segmentos de negócios.

As gigantes de tecnologia como Samsung, Sony e TCL, entre outros produtos e novidades, mostraram TVs com a definição de imagem 8K, apesar de os modelos 4K ainda não estarem totalmente difundidos. A LG apresentou o aparelho de TV que pode ser enrolado, como um tapete ou uma toalha. Ele pode ser locomovido facilmente de um cômodo a outro da casa e fica fácil de escondê-lo. A transmissão de dados no sistema 5G também apareceu com destaque no evento norte-americano.

Por tratar-se de uma feira de tecnologia, a empresa alemã ZF esteve entre os expositores desenvolvedores de tecnologia para o setor automobilístico.



Em seu estande, uma das novidades mostradas foi o supercomputador ZF ProAI RoboThink. Semelhante a uma unidade de gerenciamento encontrada nos veículos atuais, tem capacidade para processar 600 trilhões de operações de cálculo por segundo (600 teraOPS) é o equivalente a 30 smartphones Apple iPhones XS operando ao mesmo tempo.

Em conjunto com sensores desenvolvidos pela empresa, o supercomputador faz com que a análise de dados ocorra em tempo real. O veículo reage, sem interferência de um motorista, as situações de tráfego normal ou complexo, o que torna o modelo autônomo uma realidade para fazer entregas, ou até mesmo ser um taxi sem motorista (conceito Mobility-as-a-Service: mobilidade como serviço).



Como funciona
Para fazer o veículo mover-se sem a necessidade de um ser humano controlando, e atender um chamado feito por aplicativo de celular, a empresa desenvolveu soluções de sistema totalmente em rede, baseadas no ZF Cloud. Elas conectam o veículo à IoT (Internet das Coisas), assim atende aplicativos de clientes, como sistemas de pagamento ou serviços de transporte porta-a-porta.



A materialização de todas estas tecnologias foi demonstrada em Las Vegas na forma de um robo-táxi. O modelo montado em uma van com motor movido a diesel, sem pedais e volante é totalmente operacional. O usuário solicita o transporte por meio de um aplicativo de celular. Ao entrar na cabine, o painel totalmente digital exibi ícones que representam destinos. Ele escolhe para qual lugar quer ir como o supermercado, escola, aeroporto, entre outros. A partir daí o veículo faz tudo sozinho, inclusive dá passagem a veículos de emergia ao ouvir o som da sirene.

Apesar de pronta, a van robô-taxi ainda não tem data definida para entrar em operação, porém o e.GO PeopleMover, desenvolvido em conjunto com a start-up alemã e.GO Mobile e comercializado através da joint venture e.GO Moove GmbH entra em produção este ano.

Não há previsão destes modelos serem testados no Brasil, mas a ZF acompanha todas as movimentações e evoluções globais do segmento de mobilidade autônoma e assim que o mercado local mostrar que tem esta necessidade eles estão prontos para atender.

*Viagem feita a convite da ZF

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