A MWM International Motores realizou há poucos dias a 21ª Formatura do Programa Formare, na planta de Canoas, no Rio Grande do Sul e entregou aos 20 jovens o diploma do curso de Assistente Técnico de Operações Industriais e Administrativas, qualificando-os ao mercado de trabalho. O evento contou com a presença do presidente e CEO da companhia, Waldey Sanchez, além de outros profissionais e autoridades municipais.
A razão do programa é oferecer inclusão social e capacitação profissional a jovens de famílias de baixa renda e para fazer parte desse projeto os adolescentes passam por uma criteriosa avaliação. No total são 850 horas de curso, divididas em 10 meses, com carga semanal de 25 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. As disciplinas são ministradas por colaboradores da companhia que atuam como educadores voluntários. A grade curricular é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Unesco.
Durante o treinamento, a empresa oferece assistência médica e odontológica, medicamentos, bolsa auxílio de meio salário mínimo, uniforme, óculos, transporte e alimentação. No total, 430 jovens já foram formados, sendo que 85% deles são inseridos a cada ano no mercado de trabalho e muitos são aproveitados pela própria companhia e empresas parceiras. O projeto surgiu da parceria entre a MWM International e a Fundação Iochpe, e comemora 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Na unidade da Argentina, o Formare existe desde 1996 e em Santo Amaro/SP, a primeira turma se formou este ano.