Para garantir a correta instalação da bomba de óleo, a Motorservice, divisão do mercado de reposição para os produtos Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF, dá algumas dicas importantes para o serviço de manutenção.
A bomba de óleo é responsável pela lubrificação forçada do motor, assim sendo, é parte fundamental no funcionamento do veículo uma vez que o sistema limpa, refrigera e reduz o atrito dos componentes do motor.
Danos irreparáveis podem ocorrer se houver problemas com a bomba de óleo e dificuldades na lubrificação do motor. Por isso, sempre que realizar a troca da bomba de óleo, é preciso ter especial atenção para realizar a manutenção adequadamente.
Antes de fazer a instalação, a Pierburg e BF recomendam:
– Fazer a lubrificação de todas peças móveis: engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do veículo;
– Drenar completamente o óleo existente no cárter, observando se há impurezas, para só depois fazer a remoção da bomba de óleo, inspecionando visualmente quanto a batidas, trincas ou desgastes excessivos que possam ter sido originados devido a problemas de outros componentes do sistema de lubrificação;
– Lavar todos os componentes do motor que serão reutilizados, removendo resíduos e impurezas;
– A bomba não deve ser trocada sem a substituição do filtro de óleo e quando o sistema de pressão estiver sujo, além da limpeza é preciso observar o estado do conjunto de válvula de alívio e, se necessário, efetuar a troca;
– Componentes de acionamento da bomba não podem estar danificados. Juntas e anéis de vedação usados devem ser trocados por novos. Adesivos somente se recomendado pelo fabricante do motor, pois os líquidos podem causar danos na bomba.
Durante a instalação, fique atento:
– O torque utilizado no aperto dos parafusos da bomba sempre deve ser o especificado pelo fabricante;
– Para prevenir danos que possam ser causados por pressão de óleo insuficiente na primeira partida é recomendado lubrificar a bomba, filtro de óleo, balancins, tuchos e comando com o mesmo óleo que será utilizado no motor;
– Durante a instalação, certifique-se que a bomba esteja bem encaixada. Caso tenha dificuldades na instalação, não force a bomba, pois poderá ocasionar problemas em seu funcionamento.
Cuidados após a instalação:
– O motor deve ser alimentado com óleo lubrificante até o nível especificado pelo fabricante. Ao funcionar o motor, evitando a aceleração brusca, o sistema será pressurizado, caso isso não ocorra, deverá ser desligado imediatamente para a verificação da causa da falha.