Um motor de grande potência com consumo e emissões de bloco pequeno, assim define a Ford a sua nova linha de propulsores EcoBoost. Disponível nas versões 3.5 V6, 2.0 I4 e 1.6 I4, as principais características do modelo são: sistema de injeção, turbocompressores duplos refrigerados a água com controle eletrônico, alta taxa de compressão, pistões refrigerados a óleo, comando variável e ligas de aço especiais.
A versão mais potente (3.5 V6) com duplo turbo produz 365 cv a 5.500 rpm e gera torque de 48,4 kgfm 5.250 rotações. De acordo com a fabricante, no Taurus SHO, ele proporciona uma economia de combustível até 25% maior que motores V8 premium concorrentes.
A Ford deve fazer a primeira aplicação do conjunto na picape F-150 ainda este ano. A partir de 2013 a tecnologia estará presente em 90% dos carros da marca na América do Norte. Na Europa, o primeiro EcoBoost será lançado nos novos modelos S-MAX, Galaxy e Mondeo.