A Ford comemora a eleição do propulsor Ecoboost 1.0 como o “Motor Internacional do Ano” pela quinta vez consecutiva. A premiação é concedida por um júri internacional de 65 jornalistas automotivos de 31 países. O propulsor de três cilindros venceu na categoria de melhor motor até 1.0 litro. Terminou à frente de 32 concorrentes, 19 a mais que em 2012, refletindo o crescimento da competição global no segmento de entrada com turbo e injeção direta.
“Continuar conquistando a preferência dos jurados é um reconhecimento fantástico para o motor EcoBoost 1.0”, diz Dean Slavnich, presidente do prêmio Motor Internacional do Ano realizado em Stuttgart, na Alemanha, e editor-chefe da revista Engine Technology International. “Ele prova que o ‘downsizing’ e a maior economia de combustível não significam ter de sacrificar outros aspectos como potência, refinamento e dirigibilidade, e podem até melhorar esses quesitos.”
Os jurados, especialistas da área, destacaram a combinação de desempenho, economia e tecnologia do EcoBoost 1.0, que define o padrão global na categoria. No início do segundo semestre, este motor chega ao Brasil equipando o New Fiesta, como o mais potente do segmento.
“Em 2014, o EcoBoost 1.0 tornou-se o primeiro a receber o prêmio de Motor Internacional do Ano, além de vencer como Melhor Motor Novo em 2012. Ele mudou as regras do jogo e, apesar de outros concorrentes terem seguido o mesmo caminho, continua sendo a principal referência da categoria após cinco anos”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. “Estamos usando o mesmo espírito de inovação para criar uma nova geração de motores a diesel pequenos, eficientes, potentes e limpos.”
Disponível com potência de 100 cv, 125 cv e 140 cv, até 180 cv no Ford Fiesta R2 de rali, o EcoBoost 1.0 está disponível em 72 países do mundo. Para o Brasil, ele chegará equipando o New Fiesta, na versão de 125 cv, potência superior à de muitos 1.6 e com grande economia de combustível.
Na versão de 140 cv, por exemplo, ele entrega uma potência por litro maior que um Bugatti Veyron. Um Fórmula Ford legalizado para as ruas com uma versão de 205 cv completou o famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos e 22 segundos, desempenho que o colocou à frente de supercarros como Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, com mais de 600 cv.
Onze modelos estão disponíveis na Europa com o premiado motor, incluindo Fiesta, EcoSport, Focus e Mondeo, além de B-Max, C-Max, Grand C-Max e Transit. Um em cada cinco carros da Ford vendidos na Europa em 2015 foi equipado com o EcoBoost 1.0, e o dobro disso na linha Fiesta.
Globalmente, a linha Ford EcoBoost inclui os modelos 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 de quatro cilindros e 2.7 e 3.5 V6. Este último equipa o novo Ford GT, que volta às pistas este mês no circuito de Le Mans.