Aprenda a instalar as correias elásticas da bomba d´água, alternador, direção hidráulica e do ar-condicionado no sedã médio da Ford equipado com motor 1.6 16v Sigma
Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano
As correias cumprem funções vitais para o funcionamento do automóvel e cada tipo de propulsor traz uma configuração diferente. Nem todo motor traz correia no sincronismo, mas quase todos contam com correia de acessórios, que utiliza a força gera-da no motor (distribuída pelo virabrequim) para fazer funcionar outras peças, tanto de conforto quanto de funcionamento vital do motor (como bomba d’água e alternador).
No caso do Ford Focus, ano 2010, equipado com motor Sigma 1.6 16v L, o sistema conta com duas correias elásticas de acessórios: uma exclusiva para o ar-condicionado e outra que controla o funcionamento da bomba d´água, alternador e direção hidráulica. Não é preciso nem dizer ao amigo mecânico da importância de se alertar o cliente para a troca das peças na quilometragem certa, evitando grandes dores de cabeça. No caso do modelo desta matéria, as correias originais já tinham atingido 85 mil km rodados e certamente já estavam produzindo ruídos e com risco de se partirem a qualquer momento, trazendo riscos ao motor.
No caso de rompimento da correia elástica do ar-condicionado, o sistema irá apenas parar de funcionar este item de conforto, mas, no caso da bomba d’água, direção hidráulica e alternador, a quebra da correia elástica influenciará diretamente o comportamento do carro, podendo, inclusive, causar acidentes. Por isso, a troca preventiva é essencial, bem como a correta manutenção para a troca.
Um detalhe interessante é que o sistema utilizado na motorização Sigma não conta com tensionadores. O tensionamento é cumprido pela própria correia elástica, o que mostra a grande importância de manter a peça em dia.
A troca é simples, mas exige atenção a pequenos (mas importantes) detalhes durante a montagem, com olhar atento inclusive para outros aspectos da motorização que serão desmontados para a troca, como as velas. Também é muito importante prestar atenção na correta aplicação das ferramentas. Inclusive, os kits da Dayco já contam com ferramental específico para troca. Especialmente no caso da correia da bomba d´água, a ferramenta não é descartável, ou seja, depois de adquirir o primeiro kit, o amigo mecânico pode somente comprar as correias para troca. O mesmo não acontece com a ferramenta do ar-condicionado, esta é feita para durar apenas uma troca.
Nos dois casos, o procedimento é não tem grandes mistérios. Para nos auxiliar no passo a passo, contamos com o coordenador técnico da Dayco, Davi Cruz.
Vem na caixa
Kit da correia elástica do Ar-condicionado (5PK0868EE):
Correia elástica; Ferramenta de ajuste da correia ao virabrequim
Kit para troca da correia elástica da bomba d’água (PVE002):
Correia elástica do alternador, bomba d´água e direção hidráulica (6PK1059EE); Ferramenta para instalação da correia elástica
Importante: Verifique se o ano e tipo de motor que receberá a correia estão corretos. Na lateral da caixa estão todas essas informações, localizadas em uma etiqueta branca.
Antes da instalação
1. Retire a roda dianteira direita do veículo. Desaperte os parafusos com o veículo ainda no chão e só após levante no elevador para retirá-los.
Dica: Aproveite para verificar o estado do sistema de freios, incluindo discos e pastilhas e alerte o proprietário caso aparentem desgaste.
2. Solte e retire as velas de ignição, para que o motor não tenha pressão de compressão. Com isso, ele fi cará mais leve (durante a instalação será preciso dar duas a três voltas no virabrequim) e facilitará a montagem, além de não prejudicar a estrutura da correia. Para soltar as velas, retire primeiro os cabos de ignição. Com a ferramenta apropriada, desaperte as velas de ignição (2a). Desrosquei as velas para retirá-las (2b).
3. Para facilitar o trabalho, utilize uma mangueira. Esta técnica ajudará a alcançar as velas com mais facilidade, além de não ter perigo de queimar as mãos, isso porque as velas são algumas das últimas partes do motor a esfriar. Além disso, utilizar uma mangueira poderá dizer se a vela ainda está muito apertada, sendo necessário utilizar novamente a chave para desaperto.
Importante: Apesar de não fazer parte da instalação das peças, aproveite que as velas foram retiradas e verifique o seu estado. Caso alguma delas esteja carbonizada, deverá ser reinstalada no mesmo cilindro de onde foi retirada. Neste caso, também é importante alertar o proprietário e fazer uma investigação mais minuciosa das causas que levaram à carbonização.
Retirada das correias
4. Após ter retirado a roda, para ter acesso ao local da correia no cofre do motor, que fica na parte de baixo, é preciso tirar a capa plástica de proteção de dentro do para-lama. Retire todos os parafusos da capa plástica e retire a capa.
5. Retire a correia elástica do ar-condicionado, que será trocada, cortando-a com um alicate..
6. Analise como se apresenta o desgaste na correia que foi retirada. Da mesma forma, verifique o estado das polias antes de instalar a peça nova. Polias em mau estado podem diminuir em muito a vida útil da nova correia, além de trazer muitos barulhos indesejados para o motorista.
7. Somente após cortada a correia antiga do ar-condicionado será possível ter acesso à da bomba d´água. Por isso, a ordem de instalação das correias deverá ser sempre primeiro a da bomba d´água e, a seguir, a do ar-condicionado.
8. Solte os parafusos da polia da bomba d’água antes de retirar a correia elástica. Muita atenção a este passo, pois o acesso aos parafusos é um pouco difícil. A furação será utilizada para se instalar a ferramenta de colocação da nova correia. Utilize uma chave para segurar o primeiro parafuso e evitar que a polia gire e impossibilite a retirada do segundo. A correia ainda presa na polia também evitará o giro em falso, facilitando a retirada dos parafusos.
9. Instale a ferramenta de aplicação da nova correia elástica, utilizando a furação original dos parafusos da polia.
OBS: A ferramenta de encaixe é necessária para se ter certeza que as estrias da correia elástica e da polia ficarão ajustadas. Com isso, evitamos que a correia seja fixada torta, o que, em primeiro lugar, ocasionaria um grande assovio no sistema. Em segundo (e mais preocupante), a montagem fora da posição correta faria a própria polia “cortar” a borracha da correia elástica durante o seu giro, acelerando o seu desgaste e, consequentemente, quebra.
10. Corte a correia antiga da bomba d´água com um alicate. Assim como foi feito anteriormente na correia do ar-condicionado, faça a análise do estado da peça e das polias onde entrou em contato.
Importante: Sempre verifique o estado das polias, principalmente se estão com muita sujeira no fundo da canaleta, além do alinhamento entre as polias, que pode ser causado por folga nos rolamentos e eixos (desalinhamento angular) ou falha de aplicação ou adaptações. No geral, a vida útil das polias é mais maior que a das correias, mas por ser um sistema interligado, é importante sempre revisar a cada 10 mil Km, como acontece com as correias. Caso verifique algum problema, alerte o proprietário da importância da troca, uma vez que pode aumentar o desgaste das novas correias.
Montagem das novas correias
11. Para instalar a correia elástica da bomba d’água, primeiramente passe a correia por todo o circuito. Inicie, por cima do cofre do motor, posicionando na polia do alternador; e, pelo acesso que abrimos pelo para-lama dianteiro, no virabrequim, bomba d´água e direção hidráulica.
12. Depois de passar a correia por todo o circuito, deve ser instalada na polia do virabrequim uma segunda ferramenta, parecida com uma meia-lua, para dar o correto encaixe à peça.
13. Com uma chave sextavada de 19 mm, gire a ferramenta de encaixe que está na polia da bomba d’água para encaixar a correia nas polias.
14. Após a instalação, dê três voltas com o motor pelo virabrequim. Os três giros irão garantir que de fato a correia está no caminho correto. Neste ponto, verifique atentamente se a posição da correia está de acordo com a canaleta da polia do virabrequim. Lembre que este passo é importante para garantir toda a vida útil do sistema, não só das correias, mas das polias e, consequentemente, das partes do motor que são comandados por esta correia elástica.
15. Após se certificar de que a correia está corretamente alinhada com as polias, retire a ferramenta da bomba d´água e reaperte os parafusos originais..
16. Após a troca da correia da bomba d´água, siga para o procedimento de troca da correia elástica do ar-condicionado. O kit de troca desta correia também conta com uma ferramenta. No entanto, ao contrário da ferramenta do kit da bomba d’água, esta é descartável, pois com o peso da sua utilização, ela deforma e, com isso, uma segunda instalação já não seria 100% precisa.
17. Por meio do acesso no para-lama, encaixe a correia elástica do ar-condicionado nas polias do próprio sistema do ar e da polia do virabrequim, utilizando a ferramenta que vem no kit. A ferramenta para troca da correia elástica do ar-condicionado, diferentemente do que acontece na correia elástica da bomba d’água, não precisa ser fixada com parafusos. Ela é encaixada diretamente na parte interna da correia e da polia do virabrequim. Por isso, preste atenção na maneira como ela deve ser fixada, para que tanto a polia quanto a correia sejam fixadas corretamente.
18. Com a chave 19 mm, gire o motor para o encaixe da correia elástica. Com o giro, a ferramenta de aplicação deverá se soltar sozinha, deixando a correia elástica corretamente posicionada na canaleta do virabrequim. Verifique com cuidado, pois a aplicação incorreta pode acarretar em quebra da peça durante o funcionamento.
19. Após verificar se a correia elástica está corretamente fixada tanto na polia do ar-condicionado quanto do virabrequim, volte a girar o motor três vezes para um efetivo encaixe. Essa ação dará certeza de que a peça está corretamente encaixada ou mostrará que há algum problema caso tenha acontecido algum erro de instalação.
20. Volte a instalar a capa de proteção do para-lama; reinstale as velas de ignição do motor; e aproveite para inspecionar a suspensão do veículo antes de recolocar a roda.
Focus 2010 1.6 sigma.
Se acaso arrebenta a correia dentada com o carro em movimento. O que acontece??
Reginaldo, infelizmente, não temos um material desse tipo para te enviar.
De todo modo, para assinar a Revista O Mecânico, acesse: https://omecanico.com.br/assine-a-revista/
Um abraço.
Muito bom a explicacao da pra entender bem
queria saber quando estraga a correia, e a gente troca a correia e logo depois eka vira do lado contrario oque esta errado ?
Muito bom.
Como estudante de mecânica, as matérias de vocês nos auxiliam muito.
Parabéns.