Monroe reforça importância da revisão da suspensão antes das férias

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A Monroe afirma que o amortecedor deve ser checado periodicamente, pois, quando o componente está desgastado ou danificado, compromete a frenagem e estabilidade do veículo. Portanto, é um item essencial para a segurança veicular. A fabricante de amortecedores ainda alerta que, em períodos de férias escolares, em que o número de veículos trafegando nas estradas aumenta, esse cuidado se torna ainda mais importante.
De acordo com dados da empresa, o amortecedor desgastado ou danificado pode comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, exigindo até 2,5 metros a mais de distância no processo, a uma velocidade de 80 km/h. Outro perigo do desgaste excessivo da peça está no aumento do risco de aquaplanagem e diminuição de estabilidade, causando perda de controle em curvas e em pistas mal pavimentadas. Além disso, testes realizados indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.
Revisões periódicas, segundo a Monroe, costumam custar até 30% menos do que a manutenção dos componentes. “A inspeção do automóvel é extremamente importante para a segurança no trânsito, evitando uma série de acidentes, além de ser a melhor forma de manter o carro em bom estado. É financeiramente mais vantajosa e também contribui com o meio ambiente”, analisa Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.
O período de substituição varia de acordo com as condições de uso de automóvel, já que os veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste, comparado com os que circulam por pistas irregulares. A fabricante recomenda a substituição preventiva aos 40 mil km. Já a checagem do componente deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da montadora.
A inspeção dos amortecedores também é recomendada quando o motorista nota problemas de dirigibilidade, independente da quilometragem. Ruídos na suspensão, solavancos, balanços excessivos e a falta de contato dos pneus com o solo são alguns sinais de desgaste. Quando houver a necessidade de troca do amortecedor, recomenda-se também a substituição do kit, composto pelo coxim, batente e coifa.
Outros itens de segurança, como suspensão, freios, pneus, rodas e direção, também devem ser inspecionados. É importante checar os lubrificantes, como óleo do motor, nível da água do radiador e do fluido de freio. Lâmpadas externas e internas, nível do recipiente de água e palheta do limpador de para-brisa também devem ser verificados, assim como os equipamentos obrigatórios, macaco, triângulo e chave de roda.

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