A Monroe alerta sobre a importância de revisar a suspensão do veículo antes de se deslocar pela rodovia nas férias de julho. O fato é que a principal função de um amortecedor é manter o contato permanente entre o pneu e o solo, e absorver os impactos causados pelas imperfeições existentes no piso da estrada. A empresa orienta que amortecedores com vida útil comprometida provocam risco de aquaplanagem, desgaste prematuro dos pneus, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade.
Segundo estatísticas, um amortecedor com 50% da vida útil comprometida e o veículo a 50 km/h, por exemplo, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros. Se todos os amortecedores apresentarem este desgaste e o condutor fizer uma curva a 57 km/h, pode-se perder o controle do veículo. A empresa salienta que em uma rodovia com pavimentação normal, os amortecedores se comprimem aproximadamente 2.600 vezes a cada mil metros percorridos, o que corresponde a cerca de 105 milhões de ações estabilizadoras a cada 40 mil quilômetros.