Monroe fornece dicas para a revisão do conjunto de suspensão

A Monroe destaca a importância de verificar o conjunto de suspensão no momento de realização da revisão preventiva. Um dos itens do conjunto, o amortecedor controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade. “O amortecedor é um dos principais itens de segurança veicular. Desgastado ou em más condições, oferece riscos de acidentes”, alerta Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

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De acordo com testes realizados pela fabricante, o amortecedor desgastado ou recondicionado pode comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, chegando a aumentar em mais de 2,5 metros o espaço necessário para frear, caso esteja rodando a uma velocidade de 80 km/h.

O amortecedor com apenas 50% de eficiência também pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o perigo. Além disso, durante uma viagem, as oscilações do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do condutor que trafega na via contrária. Outro ponto crítico apontado pela empresa é o excesso de trepidações em função do desgaste do componente.

A falta de revisão pode representar custo extra com o sistema de suspensão, com motoristas sendo surpreendidos quando percebem que os pneus estão em más condições por conta do estado dos amortecedores, além de prejudicar outros itens de segurança, tais como molas, coxins, bandejas, buchas, bieletas, batentes, pivôs e terminais.

A recomendação da Monroe é realizar a revisão dos amortecedores no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. “É importante salientar que o período pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os que circulam por pistas irregulares”, enfatiza o coordenador.

Para os demais itens da suspensão a fabricante também recomenda realizar as revisões no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando o motorista identificar qualquer problema na suspensão ou conforme especificações do fabricante. Constatados defeitos, a substituição deverá ser providenciada imediatamente, consultando o fabricante sobre a aplicação correta para cada tipo de veículo.

A Monroe acrescenta que peças recondicionadas ou remanufaturadas também oferecem riscos de acidentes, pois são peças reaproveitadas e com tempo excessivo de uso. A empresa disponibiliza o número 0800 166 004 para esclarecimento de dúvidas para revisão ou substituição.

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