Monroe destaca importância das revisões dos amortecedores

amortecedores suspensão Monroe

Fazer as revisões periódicas nos amortecedores e ficar atento aos sinais de desgaste pode evitar problemas de dirigibilidade e frenagem

 

A Monroe destaca a importância das revisões periódicas nos amortecedores como forma de ajudar a prevenir acidentes. A ação permite verificar sinais de desgastes da peça e a necessidade de substituição.

Segundo a empresa, não realizar as revisões pode comprometer componentes da suspensão, que são essenciais para o controle e a dirigibilidade do veículo, além de afetar a frenagem. A Monroe explica que, nesses casos, a distância de frenagem pode chegar a ser 2,5 metros maior com o veículo a uma velocidade de 80 km/h.

Os amortecedores têm a função de garantir o correto funcionamento da suspensão e manter o contato permanente dos pneus com o solo. Caso apresentem desgaste, além de impactar no conforto, podem comprometer a segurança e a dirigibilidade do veículo.

Por isso, a Monroe reforça a necessidade de atenção a alguns sinais como vazamento de óleo, barulhos na suspensão, redução do contato do pneu com o solo, derrapagem em curvas e balanço excessivo após arrancadas e freadas. Mesmo assim, é possível haver componentes internos danificados sem que os amortecedores apresentem sinais visíveis de desgaste. Daí a importância da revisão periódica.

Os amortecedores devem ser verificados a cada 10.000 km ou conforme o prazo definido pela fabricante do veículo, descrito no manual do proprietário. Porém, em caso de uso extremo, pode ser necessário reduzir o prazo.

Veja a seguir fatores que afetam o desempenho e a durabilidade da peça:

• Hábitos de direção, como passar em lombadas, buracos e valetas em alta velocidade;

• Condições adversas rodoviárias, como estradas irregulares, geram uma utilização intensa causando desgaste prematuro;

• Falhas nos componentes da suspensão podem afetar os amortecedores, como folgas nas buchas, desgaste nos coxins, molas cortadas ou com carga reduzida.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php