A produtora de borracha e componentes de suspensão, Monroe Axios, pertencente a fabricante Tenneco, ressalta a importância do bom funcionamento da suspensão e seus respectivos componentes no setor de veículos pesados. De acordo com Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe Axios, a segurança veicular é resultado do trabalho eficiente de vários componentes da suspensão. “O conjunto tem a função de isolar os movimentos vibratórios, e sustentar outros componentes durante a movimentação da suspensão”, afirma.
As buchas e os coxins são itens que fixam e sustentam outras peças para que desenvolvam sua função da melhor maneira dentro do conjunto de eixos, sobretudo na linha pesada. O especialista afirma que não adianta instalar um componente novo caso outras peças do sistema não estiverem em boas condições de uso, tornando-se necessário a realização de revisões periódicas e substituições de peças, quando necessário.
Ainda de acordo com Juliano, os sinais de que os componentes estão desgastados são ruídos, solavancos, movimentação excessiva da suspensão, redução do conforto na cabine, aumento na distância de frenagem e dificuldade na dirigibilidade, principalmente nas curvas e pistas irregulares. Visualmente, os desgastes são identificados pela estrutura torta ou empenada, coifa rasgada e fixações com folga, entre outras características.
A Monroe Axios aconselha a execução de revisões no máximo a cada 10.000 quilômetros rodados, quando perceber qualquer problema, ou conforme as especificações da montadora. Caso seja identificado algum defeito, a substituição da peça deve ser providenciada de forma imediata. A empresa lembra que peças recondicionadas ou remanufaturadas oferecem riscos de acidentes, pois são reaproveitadas e com tempo excessivo de uso.
A empresa disponibiliza o seguinte telefone em para esclarecimento de dúvidas em relação a revisão ou troca: 0800 166 004.