Monroe alerta que pneus descalibrados prejudicam amortecedores

De acordo com a Monroe, rodar com pneus descalibrados causa o desgaste prematuro de componentes da suspensão. A fabricante de amortecedores explica que os pneus são os primeiros a absorver os impactos e oscilações de uma via irregular, transmitindo esses movimentos à suspensão. Assim, se os pneus estiverem descalibrados, ou excessivamente desgastados, vão sobrecarregar o amortecedor.

“Se descalibrados, os pneus transmitirão para a suspensão do veículo movimentos exagerados, assim quanto pior as condições de rodagem, maior será a corrosão do amortecedor”, esclarece Juliano Caretta, coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil. “A recomendação é que os pneus, bem como os amortecedores, sejam verificados no ato do rodízio, a cada 5 mil km ou conforme especificações do fabricante”, conclui.

Para evitar esse problema, a Monroe orienta o mecânico a verificar se o pneu é compatível com o veículo, conferindo o desenho da banda, o índice de carga e velocidade. A fabricante ressalta que nunca devem ser usados pneus de medidas diferentes no mesmo veículo e o ideal é que os quatro sejam da mesma marca. Oriente seu cliente a fazer regularmente o balanceamento e alinhamento, e semanalmente, conferir a calibragem dos pneus. A vida útil dos amortecedores utilizados em boas condições é de 40 mil km, segundo a marca.

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