Monroe afirma que passar por lombadas na diagonal prejudica a suspensão

A Monroe, fabricante de amortecedores, comenta que passar com o carro na diagonal sobre desníveis não ajuda a preservar a suspensão. Pelo contrário: o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, explica que passar por lombadas e valetas na diagonal pode provocar ruídos, folgas excessivas e, em casos mais graves, até mesmo o travamento total do sistema de suspensão. A prática também compromete buchas, molas, coxins, amortecedores e rolamentos.

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O especialista descreve que, quando o veículo atravessa lombadas e valas na diagonal, cada roda se movimenta em tempos diferentes, provocando um movimento torcional da carroceria, o que é extremamente prejudicial aos componentes da suspensão. “O recomendado é conduzir o carro em linha reta, para que o movimento seja uniforme nos dois lados. Além de causar desconforto, este costume pode prejudicar os demais componentes da suspensão e, em longo prazo, gerar custo extra ao motorista”, adverte Juliano.

O coordenador de Treinamento Técnico da Monroe ressalta que gastos com manutenção corretiva chegam a ser 30% mais altos. Por isso, outra orientação é preservar as peças em bom estado.

A velocidade também influencia na conservação do sistema de suspensão, explica a Monroe. A dica da empresa é trafegar entre 20 km/h e 30 km/h em lombadas de dimensões regulares, conforme Resolução nº 39/98, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Quanto maior o desnível, menor deve ser a velocidade”, alerta Juliano. A regra também deve ser aplicada em valetas.

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