Os modelos Hyunday Veracruz, Tucson e Santa Fé receberam 5 Estrelas, ou a nota máxima nos testes de impacto frontal e lateral para motorista e passageiros durante o Crash Test 2007, realizado anualmente pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), organização norte-americana cuja missão é diminuir o número de acidentes de trânsito, mortes e feridos. O objetivo do teste é avaliar a segurança e adequação dos veículos a determinadas normas relacionadas a acidentes de trânsito.
Em termos de equipamentos anti-colisão e de amortecimento de impactos, o Veracruz destaca-se com 10 airbags, tanto frontais, como laterais e de cortina. O Tucson e o Santa Fé também podem ser equipados com duplo airbag frontal, lateral e de cortina. Este equipamento forma um escudo altamente eficaz em torno do motorista e dos passageiros. Outro destaque é que o Veracruz, Tucson e Santa Fé possuem célula de sobrevivência, coluna de direção retrátil, luzes de advertência para cintos desatados e portas abertas e cintos dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de força.
No caso do Tucson, o freio é a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuidor de força entre traseira e dianteira. O Santa Fé e o Veracruz têm também freio a disco nas quatro rodas, com ESP (programa eletrônico de estabilidade) que controla os sistemas de freio ABS, e EBD (distribuidor de força eletrônico entre traseira e dianteira).
O Crash Test consiste no choque frontal e lateral de veículos automotores contra barreiras indeformáveis (blocos de concreto ou ferro) e também na avaliação da vulnerabilidade em relação à capotagem, caso o veículo se envolva em acidente sem choque com outro carro. Bonecos presos com cintos de segurança simulam a situação do motorista e dos passageiros. No primeiro caso, o teste considera que dois veículos idênticos se chocam frontalmente ou lateralmente numa velocidade de 56 Km/h.