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Mobil lança primeiro óleo com tecnologia API CK-4 para motores diesel no Brasil



O Mobil Delvac Evolution é o primeiro óleo de motor a diesel lançado no Brasil que atende a norma técnica API CK-4. Disponível na viscosidade 15W-40, com embalagem de 20 litros e tambor de 200 litros, a fabricante afirma que o lubrificante novidade atende e excede a performance exigida pelas principais montadoras do país.

“Em comparação ao produto descontinuado, Mobil Delvac Euro 5 (API CJ-4), o Mobil Delvac Evolution (API CK-4) traz 80% de melhora no controle de viscosidade em alta temperatura, 20% de melhora na proteção contra desgastes (50% a mais do que o requerido pela norma) e 50% de melhora na resistência a oxidação, o que garante maior vida útil do óleo”, explica Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil.

Por meio da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a legislação brasileira exige que os óleos lubrificantes apresentem classificações como a API (American Petroleum Institute), que aponta a qualidade dos produtos, e a SAE (Society of Automotive Engineers), que informa o tipo de viscosidade. Portanto, essas siglas existentes nos rótulos das embalagens não são meramente ilustrativas, pelo contrário, elas são essenciais para identificar o produto e assegurar o desempenho oferecido.

Para conquistar cada um desses certificados é necessário que o óleo cumpra uma série de requisitos e critérios pré-estabelecidos que determinam o tipo e a qualidade do produto, por isso são tão importantes. Essas especificações também norteiam o consumidor na escolha adequada do lubrificante e estão presentes no manual do fabricante do veículo, com a finalidade de indicarem a norma ideal para cada motor.

No caso da certificação API, há uma divisão em duas subcategorias: “C”, para veículos com combustão espontânea, como os de motores a diesel, e “S”, destinada a veículos com combustão interna, como os de motores a gasolina, etanol e GNV. A letra que acompanha o “C”, por exemplo, diz respeito à tecnologia e o desempenho dos lubrificantes, e aumenta de acordo com a ordem das letras do alfabeto. O máximo encontrado no mercado para veículos à diesel era o “CJ”. Pela nova regulamentação da ANP, a classificação mínima a partir de 2017 é a “CH”.

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