Mitos e verdades sobre troca de óleo em caminhões

lubrificantes Mobil Delvac para motores a diesel

Esclareça as dúvidas mais comuns sobre lubrificante em caminhões, como o óleo afinar com o tempo ou a necessidade de aquecer o motor primeiro

 

A Mobil esclarece alguns mitos e verdades sobre a troca de óleo em caminhões. Vale lembrar que o uso do óleo lubrificante incorreto pelo levar a danos como redução de desempenho e aumento do consumo de combustível, além de casos mais graves como fundir o motor.

Com o tempo, o óleo afina e diminui o rendimento do motor?

Mito. Segundo a empresa, a tendência do óleo lubrificante é engrossar, pois ele estará o tempo todo sofrendo processo de oxidação. Por isso, a tendência é ele engrossar e não afinar. Porém, caso o lubrificante venha a afinar, a Mobil explica que é necessária uma análise mais detalhada, pois pode estar havendo uma possível contaminação com óleo diesel.

Antes de rodar, é necessário aquecer o motor para o óleo subir?

Verdade. Se ligar o motor do caminhão e já arrancar com ele frio, o óleo não vai ter tempo de subir e o metal vai trepidar com metal, alerta a empresa. Contudo, é importante destacar que o tempo que o motor deve ficar ligado depende da idade dele. No caso de motores mais velhos, com menos tecnologia, eles precisam ficar um tempo maior. Já nos caminhões mais modernos não é necessário tanto tempo. O importante é ficar de olho no marcador do painel. A dica da Mobil é: quando estabilizar, basta dar uma acelerada. Se o ruído e o ronco estiverem bons, pode seguir viagem.

É possível ir além da quilometragem de troca para chegar em uma oficina de confiança?

Verdade. Mas isso exige atenção especial: vai depender da categoria do óleo e das condições do trecho. Se o óleo é bom, recomendado pelo fabricante, e se a estrada e a carga forem leves, é possível rodar até chegar na sua oficina de confiança. Por outro lado, se o trecho é pesado e o óleo já está no limite da quilometragem, o melhor é trocar. Por isso, fique atento, pois o ideal é realizar a troca do óleo antes da viagem ou até mesmo levar os galões para trocar no trecho. E não esquecer do filtro.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php