Ministro de Minas e Energia incentiva o aumento de veículos elétricos no país



Na manhã desta quinta-feira, 5/06, o Ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, defendeu que o governo promova uma campanha para aumentar a presença de veículos elétricos na frota nacional. O discurso ocorreu durante a entrega de um Renault Fluence elétrico e dois eletropostos cedidos pela Itaipu Binacional ao MME, em regime de comodato.

Ainda segundo o ministro, a transição precisa ser gradual e deve acontecer de comum acordo com a indústria automotiva e com a produção nacional de etano.

O automóvel cedido pela Itaipu é parte do Programa Veículo Elétrico e será o primeiro a ser utilizado pelo Poder Executivo na realizaão dos compromissos oficiais do ministro. O principal objetivo do programa é pesquisar e desenvolver tecnologias ligadas não só aos veículos, mas também a baterias e sistemas de armazenagem, impacto na rede elétrica e smart grid. A utilização desses veículos, antes, estava restrita a empresas do grupo Eletrobras e a parceiros do Programa VE.

O ministro também defendeu que o governo equipare o valor do IPI dos veículos elétricos com os dos automóveis flex, além de incentivar a exploração de lítio para aumentar a produção nacional de baterias, que são fundamentais na produção dos carros elétricos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php