Chega ao Brasil o novo MINI John Cooper Works a partir deste mês, com preço sugerido de R$ 153.950. O modelo traz suspensão e aerodinâmica derivadas das versões para competição, além do motor 2.0 litros de quatro cilindros transversal com a tecnologia Twin Power Turbo, capaz de gerar 231 cavalos de potência entre 5.200 e 6.000 rpm (10% a mais em relação ao modelo antecessor), com torque também ampliado em 23%, alcançando agora 320 Nm a apenas 1.250 rpm.
O desempenho, segundo a fabricante, é resultado de um novo design de pistões, turbocompressor e escapamento, além da combinação com a poderosa transmissão automática Steptronic de seis velocidades. Assim, é possível acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos. O propulsor foi desenvolvido com base no motor que equipa o MINI Cooper S e traz turbocompressor integrado ao coletor de escape, injeção direta, controle de válvulas totalmente variável patenteado pelo BMW Group e controle variável do eixo no lado de admissão e escape. Ele responde aos menores movimentos do pedal do acelerador.
Os freios Brembo vêm também das pistas de corrida, provando que, além do desempenho esportivo, a capacidade de desaceleração é marcante. As quatro pinças fixas dos freios a disco proporcionam parada em padrão consistentemente elevado, têm acabamento na cor vermelha e portam o logotipo John Cooper Works.
Para ampliar a segurança a bordo, a lista de sistemas inclui direção eletromecânica com Servotronic, controle dinâmico de estabilidade com controle dinâmico de tração, controle eletrônico de bloqueio do diferencial e controle de desempenho. Estão disponíveis, ainda, ferramentas de auxílio ao motorista, como controle de distância de parada, assistente de estacionamento, câmera traseira (opcional), assistente de direção, incluindo controle de cruzeiro ativo com auxílio de câmera, aviso de colisão e pedestres com função de frenagem inicial, entre outros.
Com peso similar ao da geração anterior, o MINI John Cooper Works é equipado com itens de segurança como airbags frontais e laterais, airbags de cortina laterais, cintos de segurança de 3 pontos automáticos em todos os assentos com pré-tensores e limitadores de força do cinto na frente e fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis no banco traseiro, além de 211 litros de capacidade no porta-malas.
Os acessórios do novo MINI John Cooper Works também incluem Driving Modes, que permitem a configuração de ajustes individuais. Utilizando o botão giratório na base do câmbio, o motorista pode selecionar não apenas a definição padrão do modo MID, mas também o modo SPORT e o modo GREEN, que ativa a configuração esportiva, equilibrada ou econômica.