A Michelin está disponibilizando no mercado o pneu Energy XM2, que, segundo a fabricante, traz novas tecnologias que garantem mais segurança em colisões com obstáculos e maior capacidade de frenagem, além de chegar a uma durabilidade 20% superior à média dos concorrentes sem comprometer outras características fundamentais de um pneu.
De acordo com a Michelin, são duas as tecnologias empregadas que dão as características ao modelo. Um delas é a Iron Flex, composta de cabos reforçados em uma estrutura flexível dentro do pneu. Graças a ela, o composto consegue ser flexível o suficiente para se moldar ao obstáculo em uma colisão, dissipando a força do impacto, e voltar ao seu formato original, garantindo que o pneu não se rompa.
A outra solução implementada no Energy XM2 é o composto Micro Adaptive, mais macio e flexível, se molda melhor às irregularidades do piso. Segundo a Michelin, a borracha consegue se moldar mais rapidamente à superfície, preenchendo os espaços que ficariam vazios em um pneu comum. Isso resulta em uma maior capacidade de frenagem que, conforme dados da fabricante, em piso molhado a 80 km/h, faz com que o veículo precise de 4 metros a menos de freanagem do que a média dos principais concorrentes da marca.
Apesar da lógica dizer que um pneu mais macio se desgasta mais rapidamente, dados de testes da Fundação Vanzolini, apresentados pela Michelin, mostraram a maior durabilidade do pneu em comparação com a concorrência. Em teste com pneus na dimensão 175/65 R14 das principais marcas do mercado, em rodagem diária de 540 km utilizando carros e regulagens idênticas e revezamento de condutores, o Energy XM2 foi o que menos perdeu massa e profundidade nos sulcos.