A Michelin fornece dicas de como avaliar as condições dos pneus, item fundamental do sistema de segurança, uma vez que é o único ponto de contato do veículo com o solo. A companhia recomenda a que a calibragem do pneu deve ser feita quinzenalmente, ou antes de pegar a estrada.

“É preciso atenção nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta a calibragem e vida útil”, afirma Flávio Santana, gerente de produto da linha de pneus de passeio da Michelin para América o Sul.
A pressão inadequada dos pneus gera desgaste e compromete a estabilidade e a aderência, podendo provocar graves acidentes. O estrepe deve estar sempre em boas condições para que seja usado em caso de emergência.
A vida útil dos pneus pode ser verificada através do TWI (Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem), onde há uma área elevada entre os sulcos. A função dos sulcos é de impedir que a agua da pista provoque aquaplanagem, portanto quanto maior a profundidade, maior a capacidade de escoamento e menor probabilidade de perda de aderência em piso molhado.
A Michelin aconselha o proprietário a escolher um pneu com capacidade de frenagem de emergência, durabilidade e baixa resistência à rodagem, esta última contribuindo para economia de combustível e redução de emissões. É importante verificar se os índices de carga e de velocidade do pneu são iguais ou superiores aos recomendados no manual do fabricante do veículo.