Para facilitar o conhecimento das condições de aplicação do veículo, o engenheiro Joel Soares dos Anjos, da área de Qualidade de Novos Programas da General Motors do Brasil, criou uma metodologia para descrever o comportamento de um veículo exportado e predizer as falhas que podem ocorrer no campo. “Esses dados de confiabilidade devem orientar projetos futuros, para que sejam desenvolvidos veículos que atendam ao mercado global ou, no mínimo, os requisitos de cada país importador”, explica
Segundo ele, trata-se de uma ferramenta confiável e de baixo investimento, que assegura a tomada de decisões estratégicas sobre o desenvolvimento de novos produtos. Seu principal benefício é a melhoria da qualidade. Em 2008, a GM iniciou a implantação da nova metodologia em diversas plataformas, para veículos em produção e em desenvolvimento.
O engenheiro criou e testou a metodologia durante o curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), o qual finalizou em 2007. Ele escreveu e defendeu a tese Comparativo de Confiabilidade de uma Plataforma Sub-Compacta no Mercado Latino Americano e Africano, sob a orientação do Prof. Dr. Gilberto F. Martha de Souza. Recentemente, Joel dos Anjos aplicou a metodologia para comparar a confiabilidade da suspensão de um veículo compacto no Brasil e na Argentina. O resultado foi apresentado no 5º Colloquium Internacional SAE Brasil de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, que aconteceu de 14 a 16 de maio, na cidade de Caxias do Sul/RS.
A nova metodologia utiliza dados de falhas de campo ocorridas durante o período de garantia. De posse da estimativa de confiabilidade para o veículo e seus respectivos subsistemas em cada país participante do estudo, é feita a análise de detecção de diferenças entre confiabilidades, atestando as razões pelas quais o veículo pode apresentar desempenhos diferentes. “Esse estudo permite, às montadoras, detectar qual subsistema merece mais atenção, fazer ajustes que prolongam a vida dos componentes, enfim não causar descontentamento ao cliente. Como também aproveitar as conclusões em projetos futuros”, diz o engenheiro, para quem todos os requisitos do país onde o veículo será utilizado devem ser considerados no desenvolvimento do produto.