Meritor comemora 60 anos de atividades

626-MERITOR-60-ANOS-LOGO

A Meritor celebrou nesta terça-feira, 19/07, os 60 anos de sua história no Brasil. Fornecedora de eixos e peças para sistemas de transmissão de veículos pesados, durante seus 60 anos de produção, fabricou mais de 8 milhões de eixos, sendo mais de 3,5 milhões para veículos comerciais. Atualmente, a empresa possui fábricas em Osasco/SP e Resende/RJ (esta, dentro do parque de fornecedores da MAN), e mantém ainda a Master, uma joint-venture com o grupo Randon desde 1986, para produção de sistema de freios para pesados em Caxias do Sul/RS.

Entre seus principais clientes da Meritor estão a Ford, MAN Latin America, Volvo, Iveco, International, DAF, Mercedes-Benz e Agrale, onde atua como “full suplier”, oferecendo aos fabricantes de Caminhões ônibus e veículos especiais todos os componentes de transmissão de força do powertrain para as rodas.

626-MERITOR-60-ANOS-FABRICA

A empresa faz uma avaliação positiva do saldo geral de suas atividades, tanto em relação à produção quanto a fornecimento. Mesmo com a atual crise do setor de pesados, a Meritor trabalha com a retomada do mercado já a partir de 2017, projetando crescimento de sua produção em mais de 20% no próximo ano, segundo o vice-presidente e diretor geral da empresa na América do Sul, Silvio Barros. Ele avalia que um terço desse crescimento virá da retomada de investimentos e renovação da frota, um terço da regularização dos estoques e u terço com o aumento do financiamento através do FINAME.

“O maior desafio enfrentado pela Meritor nesses 60 anos de atuação, sem dúvida, é se manter líder do mercado em participação e tecnologia do produto”, declarou Silvio Barros. “O setor de pesados já enfrenta dois anos de recessão e é o primeiro a sofrer a queda, porém, também o primeiro a se recuperar”.

626-MERITOR-60-ANOS-FABRIC2

O diretor avalia que a definição do quadro político brasileiro no segundo semestre é um dos fatores que pode ajudar na retomada do mercado. “Considerando a estabilização política do Brasil e a retomada do crescimento econômico movidos principalmente pela agricultura, o investimento e o mercado consumidor, além do crescimento do índice de confiança, acreditamos que no segundo semestre de 2017 o setor deve se recuperar e, consequentemente, a Meritor voltar a crescer”, declarou Silvio.

626-MERITOR-60-ANOS-FABRIC4

História
A fabricante de eixos e componentes de transmissão nasceu de uma série de fusões e aquisições. Em 1956, a empresa surgiu como uma joint-venture entre a divisão de eixos de caminhões da Rockwell e a Cobrasma, com o nome Cresa. Mais tarde, a Cresa foi absorvida pela Cobrasma Rockwell Eixos S.A., sucedida pela Braseixos Rockwell, que depois passou a ser chamada de Braseixos e, ainda, Rockwell Braseixos. A Meritor do Brasil surgiu em 1986 de um braço automotivo da Rockwell International, que absorveu a operação no Brasil.

A união com a Arwin veio no ano de 2000, também em formato de joint-venture, que criou a razão social ArwinMeritor. No ano de 2010, a empresa vendeu os negócios globais voltados para veículos leves e componentes para veículos comerciais. No Brasil, a consolidação da mudança aconteceu no início de 2011, com a venda das divisões remanescentes em Limeira/SP.

626-MERITOR-60-ANOS-FABRIC3

Com este novo perfil, a empresa anunciou a mudança de nome para Meritor, Inc., dedicando-se desde então apenas a veículos comerciais. “Trouxemos de volta o nome Meritor, que ganhou expressiva reputação no mercado de veículos comerciais e representa também a marca dos produtos”, afirmou Silvio Barros.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php