Um Mercedes-Benz tipo W196, pilotado por Juan Manuel Fangio na Fórmula 1, foi leiloado no Festival de Velocidade de Goodwood por R$ 72,7 milhões, o maior valor já pago por um automóvel em leilão. De acordo com a Mercedes-Benz, trata-se do único “Flecha de Prata” original dos anos 50 nas mãos de um colecionador particular.
O carro de corrida passou por uma vistoria antes de ser leiloado e sua originalidade e autenticidade foram comprovadas por historiadores da Mercedes. Michael Bock, diretor da Mercedes-Benz Classic, afirma que o comprador não terá qualquer incerteza sobre o carro e que, caso ele queira, a Mercedes oferecerá apoio nos próximos passos de sua aquisição.
Ainda segundo a montadora, ainda existem 10 das 14 unidades fabricadas do W196, sendo seis pertencentes à própria fabricante, outros três estão em museus de Turim (Itália), e o restante é o que foi leiloado no festival de Goodwood, cujo chassi tem o número 006/54.
Foi neste modelo “Flecha de Prata” da Mercedes-Benz que o pentacampeão mundial Juan Manuel Fangio venceu os Grandes Prêmios da Alemanha e da Suíça em 1954, culminando em seu primeiro título mundial da Fórmula 1 pela Mercedes. O W196 também marcou o retorno da marca às competições de Grand Prix.