Protótipos do caminhão GenH2 acumularam mais de 10 mil km rodados
A Daimler Truck testou, durante o verão nos Alpes Suíços, quatro protótipos da nova geração do caminhão Mercedes-Benz GenH2. Os trechos, que variaram entre 600 e 2.478 metros de altitude com temperaturas acima de 35 °C, ajudaram a testar o desempenho do sistema de refrigeração e o gerenciamento térmico dos veículos.
Durante os testes, a marca avaliou o comportamento dinâmico, o desempenho do conjunto elétrico, o gerenciamento térmico e a interação entre célula de combustível, bateria e sistema de tanques sob situações reais de alta carga.
Outro foco dos testes foi melhorar o sistema digital de assistência Predictive Powertrain Control (PPC), que baseado em dados geográficos antecipa as mudanças de elevações e ajusta o fornecimento de potência de forma antecipada. Assim, a célula de combustível aumenta a entrega de energia ou recarrega a bateria de alta tensão conforme necessário, aumentando a eficiência e desempenho.
Segundo a empresa, o início da produção em série da tecnologia de célula de combustível e dos caminhões movidos a hidrogênio está previsto para o início de 2030, primeiramente no mercado europeu.