Mercedes-Benz série 116 completa 40 anos

A linha de veículos Mercedes-Benz série 116, está comemorando 40 anos. A gama lançada para substituir as séries W 108/109 era composta pelos modelos 280 S, 280 SE e  350 SE. Todos tinham motor M 110 com seis cilindros e dois eixos de comando de válvulas no cabeçote. Os modelos 450 SEL e o 350 SEL apareceram em 1973, com distância entre-eixos maior de 100 milímetros. A mudança serviu para aumentar o espaço para as pernas na parte traseira, sendo a o 280 SEL, de 1974, a versão com maior distância entre os eixos.

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Uma das inovações da série 116 foi a suspensão dianteira independente com braços duplos em V (double-wishbone) com comportamento neutro nas curvas e controle antimergulho, como a experimentada no protótipo C 111. Isto melhorou o comportamento do veículo e representou um avanço significativo na segurança ativa.

Em maio de 1975, a Mercedes-Benz apresentou o 450 SEL 6.9, o topo de linha da série e sucessor do sedã de alto desempenho 300 SEL 6.3 (W 109). O poderoso motor V8 com 6,9 litros, desenvolvido a partir do consagrado 6,3 litros que equipava o modelo anterior, alcançava 210 kW (286 cv) e torque máximo de 56 kgm (549 Nm).

Em maio de 1978, a gama o 300 SD que era movimentado por um motor diesel. O sistema ABS antibloqueio de freios veio no mesmo ano, uma inovação da engenharia que abriu caminhos no futuro, foi oferecida com exclusividade mundial nos sedãs da Classe S (série 116) a partir do outono de 1978.

Os sucessores da primeira série da Classe S, a série de modelos 126, foram apresentados em setembro de 1979 no Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha. O modelo de maior sucesso da série 116 foi o sedã 280 SE (150.593 unidades), enquanto o 350 SEL vendeu 4.266 unidades. O 300 SD, feito para o mercado norte-americano, teve um total de 28.634 unidades comercializadas.

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